Teólogos Presbiterianos Brasileiros lançam Teologia Sistemática!

.
Por Luciano Sena 
 
Quando teremos essa notícia? Seria falta de “material humano”? Não acredito.
 
Já passou da hora de termos uma dogmática escrita por algum teólogo presbiteriano brasileiro. Ao prefaciar a obra de F. Ferreira, o Dr. Nicodemus afirmou que não acredita em ‘teologia brasileira’. Isso é verdade. Mas interagir a Teologia Sistemática com as realidades e desafios que temos em contexto brasileiro, é algo que gostaria muito que servos do Altíssimo, presbiterianos, se preocupassem o mais urgente possível.
 
Lembro-me que a um tempo atrás o Rev. Augustus escreveu que seria difícil uma igreja tradicional ter um programa na TV (veja aqui). Pois bem, pelo menos algumas daquelas dificuldades foram superadas, e hoje temos o Verdade e Vida fazendo a diferença. Agora, gostaria muito que a IPB fosse contemplada com uma dogmática mais atual, presbiteriana e 'brasileira'.
 
Hodge e Berkhof, jamais serão substituídos. Mas o espaço que eles ‘ocupam’ não são os únicos! O Rev. F. Ferreira é um autêntico Calvinista, mas tem o ‘viés batista’, que difere em alguns pontos importantes. Ainda que ele não seja exclusivista em tais pontos. Wayne Grudem é um ótimo e fiel calvinista, fala a ‘língua do povo’, mas temos muitos ‘espinhos’ para tirar da obra.
 
O Reverendo Augustus Nicodemus, poderia pensar em deixar um legado teológico para a Igreja Presbiteriana do Brasil. Imaginemos se em tal obra o Reverendo Hermisten Maia incluísse seus estudos meticulosos? Como a cristologia, conforme exposta pelo Dr Heber Carlos, ajudaria e beneficiaria a Igreja Presbiteriana? Etc...etc... 
 
Um sonho? Uma utopia? Bem, como presbiteriano brasileiro estou fazendo meu apelo. Quem sabe essa postagem possa chegar até eles, e incomodar tais irmãos! Não tanto quanto Farel fez com Calvino, mas o suficiente para que cada um deles continue a 'exercer o talento' que o Senhor da Igreja lhes confiou (Mt 25.14,15; Ed 7.6,10; Ne 8.8; Ml 2.7;Lc 12.42,43; Ef 4.11). E Quem sabe... 
 
.
Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

Gostei muito da sugestão, ou pedido do autor! Digo mais, cresci em meio a presbiterianos, indo aos cultos com meus pais, na assembleia de Deus nos anos 70 longe de toda essa loucura em que se transformou completamente hoje! Mas meus pais, hoje entendo isso, eram presbiterianos, pois eram diferentes, mau pai, morreu sem ser "batizado no Espírito Santo", era um homem racional, amante da leitura bíblica, de testemunho genuíno! Minha mãe, muito simples, mas igualmente de testemunho cristão, tirando os costumes que aderiram, por falta de conhecimento mais profundo, mas por profundo temor a Deus, eram presbiterianos! Eu, aos 18 anos me batizei na Segunda IPI em minha cidade, e lá aprendi muito, mas ficou muito a desejar! Nunca ouvi falar sobre a doutrina da Graça, nem sobre Calvino, hoje não estou frequentando nenhuma congregação, pois hoje lá e contra mão para mim, que teria que atravessar a cidade, pois mudei-me após casar-me, mas valeria a pena, se não tivesse perdido toda a base bíblica, se desvirtuado e hoje, só tem título, mas é uma salada de "doutrinas"! Tem uma "pastora", o que sou totalmente contra, é morna, no sentido real, não de não ser "barulhenta" nos cultos, como no pentecostalismo, mas no verdadeiro sentido, isto é, transformou-se em mais um clube de final de semana, onde promovem encontros e eventos sociais para todas as idades e gostos, aderiram ao "louvor" gospel, (a maioria dos "louvores" são do DT) dízimos, enfim, não dá para entender como se declara uma congregação presbiteriana, se não tem nenhum compromisso com o verdadeiro evangelho de Cristo, com os pais da reforma, aquele do qual o apóstolo Paulo fala, que não devemos nos envergonhar! Tanto, que dos últimos três "pastores" que passaram por lá, dois fundaram suas próprias "igrejas/comunidades/clubes, mais desvirtuadas ainda, pois o rock e as "doutrinas" são uma salada de pentecostalismo com teologia da prosperidade/psico/positivismo recheadas de "ministérios" de auto-ajuda com base na falaciosa teologia da igreja de Rick Warrem. Seria tremendo para nós os cristãos que querem realmente reunir-se para cultuar a Deus, e não fazer parte de shows se a IPB e IPI se posicionasse e de alguma forma cobrasse o padrão em cada congregação do norte ao sul do nosso país com relação ao ensino puro da Palavra, dando assim, uma base "Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente." Efesios 4:14

Responder

Alem da sua sugestão do Pastor Nicodemus tem tbm o Pastor Luiz Sayão, que achas?

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!