Cristo sim! Igreja não! - Um erro grave

.

Por Judiclay Santos

Desde a década de 60, uma época marcada pelo advento de muitas revoluções de natureza anticristã, a igreja vem sofrendo com a fúria de seus algozes que a acusam de todo tipo de absurdo. O mundo sempre odiou a igreja pelas mesmas razões que odiou Jesus de Nazaré (Jo 3.19). A juventude americana protagonizou um episódio que ainda hoje exerce influência sobre muitos. Jovens marcharam pelas ruas dos EUA vociferando uma frase “bonita”, mas absolutamente diabólica: “Cristo Sim! Igreja Não”. Uma pergunta: É possível amar a Cristo e odiar ou ser indiferente para com a igreja de Cristo? Creio que não. “O mesmo ímã, Cristo Jesus, que atrai pecadores a si e os transforma em santos, simultaneamente os agrega em comunhão íntima uns com os outros” (Willian Hendriksen).  

O crescente movimento dos desigrejados tem sido objeto de estudos em muitas partes do mundo. É verdade que muitas pessoas sofreram abusos no contexto de igrejas que por variadas razões não cumpriram seu papel de ser bênção na vida do povo de Deus. Todavia nada justifica o desprezo pela noiva do Cordeiro. Os detratores acusam a igreja de ser uma congregação de gente hipócrita, falsa e desumana. Sendo assim, o melhor a fazer é seguir a Jesus sem imiscuir-se com a igreja.

Certo náufrago foi encontrado em uma pequena ilha. Quando o capitão do navio de resgate chegou ali notou que havia três cabanas rudimentares cobertas com folhas de coqueiro. “Por que três cabanas? Você não ficou aqui sozinho por dez anos?”, perguntou o capitão. “Sim, fiquei”, respondeu o náufrago. E completou: “Aquela primeira cabana é a minha casa e aquela segunda é a minha igreja”. “E o que é aquela terceira cabana ali adiante?”, insistiu o capitão. O magro e barbudo homem, com olhar de desprezo respondeu: “É a minha ex-igreja”. Moral da história: O problema não é a igreja, o problema é você, somos nós. É mais fácil transferir a culpa para a igreja do que reconhecer a próprias falhas individuais.

A igreja é a comunidade dos pecadores redimidos no sangue de Cristo. Igreja perfeita é uma ilusão que os imperfeitos projetam para esconder suas falhas. Uma igreja saudável é uma congregação de pessoas que estão sendo transformadas de glória em glória. Nesse processo amar uns aos outros é a maior evidência do nosso amor por Cristo. Nas palavras de João: “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão”. O lema do evangelho é CRISTO SIM! IGREJA SIM!

__________________

- Sobre o autor: Judiclay S. Santos é pastor, formado pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, professor de Teologia Sistemática e História da Igreja. Atua como pastor Sênior da Igreja Batista Betel de Mesquita, no Rio de Janeiro. Teólogo de linha reformada; é apaixonado por leitura, sobretudo por história, filosofia, teologia, política e cosmovisão cristã. Envolvido com missões no Brasil e no exterior já esteve em várias nações, dentre elas: EUA, Cuba, França, Inglaterra, Peru e Chile. Casado com Claudia de O Ribeiro Santos e é pai de Leonardo.

.
Imprimir ou salvar em PDF

5 comentários

Anônimo mod

Colocando me como anonimo, afirmo que parte da ruina de meu casamento veio da igreja, onde me inventaram uma amante e foram dizer para minha esposa. Ela aos poucos foi saindo da igreja, se vingou de mim arrumando amante, tirou as nossas filhas da igreja que também eram levitas. Também sai, fui para outra igreja que assim como a anterior nada fez para ajudar. Eu era pregador. Do que adianta tantas palavras bonitas se não as vive. Também já fui contra essa tal de "cristo em casa", mas hoje entendo o porque. Todos querem ser levitas ee gravar cd e dvd. Querem ser pastor da mídia. E a escola dominical anda vazia. Ninguém pode evangelizar nos finais de semana ois tem sempre um compromisso. Se vivitam lares saem de lá fazendo fofoca. A instituição igreja tá difícil, nem vou entrar nos detalhes dos que enchergam as ovelhas como contribuintes financeiros.

Responder
Tadeu de Araújo mod

Distintos irmãos, graça e paz!
Em Provérbios 18.19 descreve exatamente como reagimos diante de uma ofensa, uns mais, outros menos, no entanto, não escapa ninguém.
É a natureza pecaminosa do ser humano herdada do primeiro casal que esteve na terra.
Aliás, falamos de experiência vivida, anos atrás, quando fomos acusado, de maneira absurda, e porque não dizer cruel.
Na oportunidade, não somente nosso líder, bem como alguns irmãos participaram do episódio.
Assim que tomamos conhecimento, tentamos dialogar com o superior, todavia, ele não deu-nos a atenção para o contraditório,
Por isso, a suspeita para alguns, ficou sendo verdade.
Muito embora soubéssemos que a grande maioria da igreja não sabia do ocorrido, entretanto, envergonhado, fomos congregar noutro bairro.
Amados irmãos, não foi fácil para regressarmos para a nossa igreja local, pois vinha sempre a lembrança da situação.
Apesar da dor que enfrentamos, jamais pensamos em ser desigrejado.
Do nosso ponto de vista, se é que não estamos errado, os ilustres desigrejados procuram nas instituições religiosas aquilo que somente há em Jesus Cristo, isto é, a Perfeição.
Ora, deixamos para todos que estão revoltados com as igrejas, as seguintes passagens: Salmos 27.4; 122.1.
Em Cristo,
Tadeu de Araújo

Responder

Acredito, que quando se critica as "igrejas", não se referem a IGREJA de CRISTO. PURA, SANTA E EMACULADA. Critica-se sim, denominações e seus líderes inescrupulosos, que usam de má fé para abusarem de todas as formas do rebanho do Senhor.

Responder
Júlio Jansen mod

Concordo plenamente com o Moisés Freitas. Além disso,a Igreja somos nós, ali, onde tem 2 ou tres reunidos como Igreja de Cristo. Sou contra denominações e o sistema religioso. Aliás, Jesus contrariou as denominações da época, tanto que até o crucificaram. E se Jesus viesse hoje da mesma forma que no passado e questionasse esse sistema religioso, o que será que a "Igreja" (Sistema religioso) faria? Eu creio que no mínimo o expulsariam de suas congregações.
O que temos que fazer, é vicer o evangelho, puro e simples.

Responder
Anônimo mod

Passei por decepicao também, fui induzido pelo meu pastor a comprar uma casa e o MSM preparou a papelada e criou uma renda compatível para a compra. Resumindo a casa não tinha documentos mas a divida continuo pagando. Mas eu aceito a consequência do meu pecado , aceito a repreencao do Senhor . Assim eu aprendo a lição , não querer levar vantagem, e vigio também os q estão próximos. Perdi a confiança sai da congregação. Mas mantenho a minha fe no Senhor e sei q irei congregar de novo em outro lugar. Eu amo esse evangelho por isso pq a bíblia já nos avisa de tudo q vai acontecer no fim dos tempos e isso me estimula a continuar ate o fim. Mas esta difícil entrar numa igreja e confiar novamente em lideres mas sei q vou conseguir pois o Senhor eh a minha força.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!