Boa pergunta, resposta ingênua!

.

Por André R. Fonseca
 

Boa pergunta: “A internet é uma boa fonte de informação e pesquisa, mas como saber o que ler e confiar? Será que podemos confiar em qualquer estudo bíblico que encontramos na internet? A dúvida é a mesma para livros. Quais livros devemos ler para ter a certeza de que estamos estudando uma teologia saudável e de acordo com a nossa doutrina?”

Resposta ingênua: “A maneira mais fácil de identificar se o que estamos lendo é um bom material de estudo bíblico, seja na internet ou nos livros, será pela quantidade de citação bíblica. Um bom e confiável estudo é aquele que tem muitas citações bíblica, quanto mais melhor!”

Quem fez a pergunta está consciente que o mundo não é cor de rosa e reconhece, também, que suas limitações o impede de julgar o que é bom e o que não é. Ciente das suas próprias limitações e dos riscos que corre, faz o que é certo: pede orientação sobre o que deve ler para alguém de confiança e que já trilhou o caminho que ele está para se aventurar.

Infelizmente, uma das resposta que ele não deveria ouvir foi essa aí acima. Uma resposta que só pode refletir a ingenuidade de quem também não sabe avaliar um bom estudo bíblico. O ingênuo autor dessa resposta nunca deve ter lido uma obra como o “Evangelho puro e simples” de C. S. Lewis. Uma obra verdadeiramente impregnada das mais puras e cristalinas verdades do Evangelho em páginas e mais páginas sem uma única citação bíblica.

Se empurrarmos essa resposta da ingenuidade para algo minimamente sério, precisaremos considerar os estudos dos Testemunhas de Jeová negando a divindade de Cristo como verdadeiros e dignos de toda confiança. Procure uma revista das Sentinelas sobre qualquer assunto e veja se não estão carregados de citações bíblicas.

Se a quantidade de citações bíblicas é o segredo para discernir entre o estudo verdadeiro e o falso, Satanás estava no caminho certo quando tentou Jesus. Não estava? Quando os doutores da lei tentavam arrumar ciladas para pegar Jesus em alguma falta, eles partiam de princípios bíblicos com citações da lei para construir suas artimanhas. Não é verdade?

Será mesmo esse o critério aceitável? É claro que não” Mas qual seria, então, uma resposta adequada? Bem, acredito que a resposta seja simples: compre livros por editora e autor. Uma boa editora mantém uma equipe de consultores renomados para avaliar a qualidade do que pretende publicar. Ou vai me dizer que você tem melhores condições de avaliar um material para leitura do que as grandes editoras como SBB, Vida ou Mundo Cristão? Se resolver não escolher pela editora por acreditar que haja algum interesse comercial que comprometa a qualidade da publicação, fique com os autores clássicos. Esta turma da antiga como Karl Barth, C. S. Lewis, C. H. Spurgeon, Jonathan Edwards e Santo Agostinho já escreveram o suficiente para elevar qualquer cristão ao nível mais alto de exercício intelectual e de fé. Se desejar ler algo mais contemporâneo, leia Russel Shedd, John Stott, J. I Packer, John Piper, Augustus Nicodemus ou Luiz Sayão.

E quanto à internet? Bem, aí ficamos com o conselho de Paulo: “julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:21. Até mesmo porque eu precisava fazer pelo menos uma citação bíblica para encerrar o texto, ou correria o risco de não ter a aceitação de todos os leitores! :) 
  
Autor: André R. Fonseca 
www.andreRfonseca.com
Twitter: @andreRfonseca
Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:SanDiegoCityCollegeLearingRecourceCity-bookshelf.jpg

.
Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

Com o avanço da tecnologia muitas informações vem rápida. Costumo aconselhar que se verifique a veracidade dos fatos antes de sair por aí compartilhando fofocas erradas.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!