Thiago ensinou unção com óleo?

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“Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.”(Tg 5.14).

Nos tempos antigos, o azeite de oliva era usado com frequência na medicina (Marcos 6.13; Lucas 10.34). Isaías lamentava a situação do povo de Deus que ele descreveu empregando a figura de uma pessoa machucada cujas feridas não foram “amolecidas com óleo” (1.6).

Tiago não tinha em mente mágica nenhuma, quando mencionou o uso do óleo. Muito menos se estava referindo ao sacramento católico de extrema-unção ou a práticas de alguns evangélicos. Tiago não escreveu sobre nenhum tipo de unção cerimonial. A palavra grega “ungir” (aleípho), empregada por Tiago, não indica unção cerimonial. A palavra comumente usada para cerimonial era “chrio”(cognata de christós, “ungido”- Cristo, o “Ungido”). A palavra “aleípho” era usada para descrever a aplicação pessoal de unguentos, loções e perfumes que em geral tinham uma base de óleo – o termo relaciona-se com lipos, “gordura”. Era empregado significando até argamassa para paredes. O vocábulo cognato exaleípho intensifica o conceito de esfregar ou aplicar óleo e dá a idéia de untar, apagar, enxugar, raspar, etc.  Aleíptes era o “treinador” que massageava os atletas numa escola de ginástica. Em português: alipta. O termo aleípho ocorria muitas vezes nos tratados de medicina. Assim é que vem à tona que o que Tiago pretendia com o uso do óleo era o emprego dos melhores recursos médicos daquele tempo. Tiago simplesmente disse que se aplicasse óleo (frequentemente usado como base de misturas de várias ervas medicinais) no corpo e que se fizesse oração.

O que o escritor bíblico defendia era o emprego da medicina aceita e consagrada. Nessa passagem ele apregoou que as doenças fossem tratadas com recursos médicos acompanhados de oração. Ambos os elementos devem ser usados juntos; nenhum deles deve excluir o outro. Portanto, ao invés de ensinar a cura pela fé, independente do uso de medicamentos, a passagem ensina justamente o contrário. Mas quando se usam medicamentos, estes devem ser usados conjuntamente com a oração. Aí está a razão por que Tiago disse que a oração da fé cura o doente. Os líderes (Presbíteros – ou pastores) da igreja deveriam tomar providência, talvez por estes feridos estarem envolvidos na obra da igreja.

O fato de Deus poder curar e algumas vezes mesmo sem o emprego de meios, não nos deve pensar que recorrer à medicina é desonrá-lO. O  não-crente usa a medicina sem oração; o crente pode usar a oração com a medicina, contudo ambos, afinal, dependerão de Deus.


Por: Rev. Ronaldo P Mendes
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5 comentários

CARO PASTOR RUY!

CREIO QUE SER SINCERO FAZ PARTE DA VIDA DO CRENTE EM JESUS E POR ISSO PRECISO DIZER QUE O TEXTO ACIMA TEM SUAS CONCLUSÕES "FORÇADAS" EM MARCOS 6:13 A UNÇÃO COM ÓLEO NÃO PARECE SER MEDICINAL,NOTA SE PELO CONTEXTO,ELES DURANTE A PREGAÇÃO DA PALAVRA,EXPELIAM DEMÔNIOS E CURAVAM MUITOS ENFERMOS. AFIRMAR QUE OS DISCÍPULOS LEVAVAM REMÉDIOS A BASE DE OLÉO, NESTE CASO, NÃO FAZ SENTIDO.
O VERSO NÃO SERVE COMO CONTEXTO PARA PROVAR QUE O ÓLEO EM TIAGO 5.15 ERA REMÉDIO. NÃO HÁ DÚVIDA QUE O AZEITE NAQUELA EPOCA ERA MUITO USADO COMO REMEDIO MAS O CASO AQUI ESTÁ MAIS PARA UNÇÃO COM COMO SÍMBOLO. HÁ OUTRAS DISTORÇÕES NO TEXTO ACIMA COMO POR EX. NEGAR QUE A ORAÇÃO DA FÉ AQUI É A ORAÇÃO DE UM JUSTO OU JUSTIFICADO POR DEUS EM CRISTO E QUE POSSA SIM RESOLVER O PROBLEMA DESTE DOENTE QUE TALVEZ TIVESSE DOENTE TB EM FUNÇÃO DE PECADOS NÃO CONFESSADOS A DEUS.
NÃO PRETENDO ESGOTAR O ASSUNTO MAS NÃO SE PODE SER INCRÉDULO SÓ PORQUE SE DEFENDE A TEOLOGIA DA REFORMA COMO EU DEFENDO AFINAL, O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ. SE NOSSA VIDA EM CRISTO É PELA FÉ,SOMOS OS UNICOS NO MUNDO A PODER USAR TB A FÉ(NÃO SALVÍFICA) CRENDO NA ATUAÇÃO DE DEUS EM MILAGRES PELA ORAÇÃO DO JUSTO EM CASOS QUE LHE APROUVER.

SEJAMOS MAIS CRENTES.

MARIO

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Anônimo mod

Paz de Cristo
Gosto muito dos artigos do Bereanos. Neste, acho que faltou algo, além de toda a exegese aqui empregada, Tiago diz " está entre vós alguém doente ? Qualquer um sabe que muitas doenças não se pode "ungir", doenças do coração, da mente, as psiquiatricas, etc e aí como é que fica, de qual doença Tiago esta falando ? jss.joao.rj@uol.co.br, att joão

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Caro irmão Mário:

Primeiramente agradeço pela sua tão valiosa participação no Blog Bereianos.

O artigo não é de minha autoria. Creio que o autor - Rev. Ronaldo - deverá ver seu comentário e lhe responder diretamente, ok?

Embora seja um assunto difícil, informo que o mesmo não é uma questão central da nossa Fé. Portanto, creio que a posição de cada um não compromete a ortodoxia cristã, desde que o óleo não vire objeto místico de amuleto, da forma que é utilizada pelos católicos e igrejas neopentecostais.

Graça e paz!

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Anônimo mod

Não tenho opinião formada a respeito. Isso é polemico. Prefiro não opinar.

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Anônimo mod

Digamos que eu concorde em parte. Realmente pelas Igrejas Reformadas que passei e em minha Fé Anglicana atual, não usamos da "Unção dos Enfermos" que ví ser praticada comumente em minha epoca como Carismàtico.

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