O que a Bíblia diz sobre o ateísmo

.



“Diz o tolo em seu coração: Deus não existe” (Salmo 14.1).

Esta é uma das principais declarações que a Bíblia faz sobre o ateísmo. Podemos destacar dois pontos:


1. O ateísmo é uma tolice

Negar a existência de Deus é tolice porque a existência de Deus é óbvia. A Bíblia em nenhum momento procura defender a existência de Deus porque ela é a mais elementar de todas as verdades. A Bíblia já começa afirmando categoricamente: “No princípio Deus criou os céus e a terra” (Gênesis 1.1).


A Bíblia afirma que Deus não pode ser conhecido completamente por nós, mas pode ser conhecido suficientemente: “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas” (Romanos 1.20).

Deus é claramente visto na criação. Desse modo, o ateísmo é considerado tolice porque ele é irracional, é ir contra o evidente, o razoável. Na verdade o ateísmo é a maior tolice possível de se existir. O ateu simplemente fecha os olhos para as evidências e tapa os ouvidos para a razão. Mas por qual motivo ele faz isso? Isso nos leva ao próximo ponto:


2. A tolice do ateísmo surge a partir do coração pecaminoso do homem

Nenhuma pessoa torna-se ateísta por causa de argumentos, mas sim por causa do pecado em seu coração. Não existe um único argumento conclusivo que prove a não-existência de Deus. Em Romanos 1.19 a Bíblia afirma que os ateus não negam Deus pela lógica, mas pela injustiça: “os homens suprimem a verdade pela injustiça”.

A Bíblia afirma que o ateu nega a existência de Deus porque ele decidiu viver para o pecado. Ou seja, convém ao ateu que Deus não exista. Como afirmou Agostinho: “Ninguém nega Deus a não ser que lhe interesse que Deus não exista”.

Só entre os homens pecadores encontram-se os ateus. A Bíblia afirma que até os animais não duvidam da existência de Deus: “Pergunte, porém, aos animais, e eles o ensinarão, ou às aves do céu, e elas lhe contarão; fale com a terra, e ela o instruirá, deixe que os peixes do mar o informem. Quem de todos eles ignora que a mão do SENHOR fez isso?” (Jó 12.7-9). Mais que isso, a Bíblia afirma que nem mesmo os demônios duvidam da existência de Deus: “Você crê que existe um Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem - e tremem!” (Tiago 2.19).


Conclusão

A Bíblia desqualifica o ateísmo como crença válida revelando sua irracionalidade, inconsistência e incoerência. Dessa maneira, a Bíblia não perde tempo com o ateísmo, ela se preocupa com a idolatria. O primeiro dos Dez Mandamentos é contra a idolatria não contra o ateísmo. O grande perigo da civilização não é que ela não creia em Deus, mas que ela se entregue à fantasias e imaginações ímpias. Os homens nunca deixarão de crer em algo, eles sempre estão em busca de Deus, de sentido, de propósito, de vida eterna. Assim, os homens sempre estão fazendo deuses para si. Mesmo os ateus adoram deuses, seja o sexo, o vício, o dinheiro, o status, ou até mesmo um filósofo. A grande pergunta não é: “Deus existe?”, mas sim: “Que tipo de Deus existe?”. Por isso Jesus também não se preocupou tanto com o ateísmo, mas com a idolatria. A preocupação dele não era apenas que as pessoas acreditassem em Deus, mas sim no Deus verdadeiro. Ele orou assim: “Está é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17.3).

Fonte: [ NAPEC ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

8 comentários

Prezados,

Discordo do texto. Dizer que Deus existe é uma grande blasfêmia. Deus não se conta entre as coisas existentes, pois foi Ele quem as criou, ele trouxe todas elas à existência, a partir do nada. Assim sendo, Ele não *existe*. Ele É.

A eternidade de Deus o coloca acima da materialidade e acima do tempo, ele controla as coisas e a própria existência.

Entretanto, ele se esvaziou da Sua Glória e habitou entre nós, Ele FEZ parte da existência. Ele se encarnou e passou a existir. Hoje O Filho está assentado à destra de Deus, logo, no plano espiritual, para onde os salvos irão quando deixarem a existência.

Uma análise mais detida do Salmo 14 revela que a negação da existência de Deus não é o tópico frasal do texto no todo considerado.


Em Cristo.

Roberto Rodrigues Costa
Diácono - Assembléia de Deus

Responder

Muito interessante as análises feitas a partir da bíblia. Mas sinceramente, eu não acredito em nada sobrenatural, embora minha familia seja religiosa. Ao meu ver é muito dificil acreditar q ele esta sentado lá em cima com seu filho em sua direita olhando as coisas q fazemos.. pq eles não mudam o continente africano? pq as pessoas lá sofrem tanto? Religião é coisa de cultura, se vc morasse em algum país da áfrica, concerteza sua religião seria outra. Esxistem mais de 10.000 religiões no mundo, e se uma delas estiver certa, estamos lascados.... O desafio é o respeito, aceitar as diferenças. Eu estudo, sou casada, sou vegetariana, tenho minha horta em casa e procuro falar coisas boas para os outros, pq problemas todos temos. Conheço religiosos que estudam a bíblia e ficam tentando convencer as outras pessoas de sua ideologia.. Beleza vc defender aquilo que acredita, mas sem causar constrangimentos, pq esse tipo de discussõ não leva a lugar algum.

Temos que buscar um equilibrio para buscar a efetiva democracia, assim, teremos a paz que tanto queremos.

Um Abraço.

Responder

Gostei muito das análises, estava completamente confusa, isso me ajudou muito a fazer a escolha certa muito obrigada

beijos , Isis

Responder
Anônimo mod

boa tarde ,,queridos a bíblia diz:
Deus fez o homem imagem e semelhança dele.
no principio criou Deus o céu e a terra. Deus existe ,porque eu e você existimos, ele soprou e deu o folego de vida para a humanidade . ele existe e é real , e controla tudo que á nos planetas tudo e todos.
bjss.

Responder
Anônimo mod

Eu tenho certeza absoluta que Deus o criador dos seus e da terra pai de Jesus Cristo que enviou o seiçu único filho para nos salvar existe sim. E so tem algo a dizer aos ateus. Vcs podem continuar não acreditando no Deus vivo criador dos seus e da terra que inclusive fez vc, pode argumentar, falar bonito, chingar, blasfemar. Mais depois que vc morrer pode ter certeza que se não vir arrepender no seu ultimo suspiro será tarde de mais. E seu lugar esta garantido no inferno.

Responder
valeria mod

Eu acredito em Deus e jamais perderei um unico segundo da minha vida tentando discutir com um ateu, pois o proprio criador os intitula como tolos, eles sempre teem explicacoes simplistas e pueiris para tudo
Parecem ser tao carentes de afeto e sede por respostas que ficam sempre desqualificar os cristaos, porque vcs simplesmente nao mostram por atitudes que sao mais inteligentes do que os cristaos e ao inves de ficarem nessa tentativa infantil de argumentar e discutir com pessoas que pensam diferente vcs nao vao pelo menos levar um prato de comida pra um mendingo
A vida sem Deus e vazia.

Responder

16. Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra ele a confiou ao homem.
(Salmos, 115)
Tudo o que Deus podia fazer pelo homem ele fez e concluiu enviando seu Filho pra morrer por nossos pecados e o ressuscitou.
Agora Ele mesmo manda nos amarmos ao próximo como a nós mesmos (Marcos 12:31, Gálatas 5:14, Tiago 2:8), portanto se existe sofrimento e se os africanos estão em uma fome terrível a minha postura, a sua e a de todos nós é ajudar a eles, se não temos oportunidade de ajudar a eles, que pelo menos ajudemos nossos amigos,familiares, pessoas que estão em casas de recuperação, etc.
Porque aquilo que o homem tem capacidade de fazer Deus não irá fazer por ele em nenhuma hipótese, pois o fato de Ele ser soberano de modo nenhum anula nossa responsabilidade.
Abraços pra você e tudo de melhor.

Responder
Anônimo mod

"vcs nao vao pelo menos levar um prato de comida pra um mendingo"
Oque tem haver, ateismo e prato de comida?!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!