Os urubus gospels da internet

.

"O profeta sente dor em mostrar os erros."

Por Marcos Botelho

Tenho visto essa categoria aumentar a cada dia, e tenho que confessar que preciso lutar contra mim mesmo para não tornar-me um deles!

Os profetas sempre tiveram um papel fundamental no judaísmo e, no cristianismo, são como torres de vigias, quase nunca se encaixam nos padrões dos “sacerdotes” e estão lá para falar na cara os erros dos falsos profetas, sacerdotes, intérpretes. Os erros do povo de Deus.

Mas existe uma grande diferença entre um profeta e um cara que só gosta de criticar, o profeta é um cara que não se conforma com o erro, mas que ama muito a quem ele está criticando.

Certa vez ouvi a história de uma profetiza que entrou no gabinete pastoral e falou: Pastor, Deus vai destruir a nossa cidade esta semana por causa dos nossos pecados!

O pastor se levantou e olhou nos seus olhos e declarou: Isso que você esta profetizando é falso! E ela com os olhos arregalados perguntou o porque ele falava isso. Ele respondeu: Porque se você fosse profeta de Deus e esta mensagem fosse dele, você falaria isso com lágrimas nos olhos!

Nem sei se esta história é verdadeira, mas ela ensina algo que é muito verdadeiro: o profeta sente dor em mostrar os erros dos da sua casa. Não é prazeroso para ele, ele o faz porque Deus mandou e não tem saída, ele tenta sempre trazer o conserto e a reconciliação.

Com a internet, a voz dos que não eram ouvidos ganhou uma chance, mas com esta chance veio todo o tipo de “profeta” e frustrados religiosos.

Se você varre a sua casa e joga o lixo fora, você é uma pessoa que está se importando apenas coma a casa limpa. Mas se você vai com o seu lixo até o lixão e fica por lá observando os outros lixos, aí então você deixou de se importar com a casa e se encantou pelo lixo.

É isso que tenho visto em alguns blogs, vídeos, twitters aqui na internet. Pessoas que já saíram de casa para morar no lixão, onde ficam mexendo nos lixos gospels para encontrar os mais fedorentos e guardar para sua coleção. Assim, ficam o tempo todo mostrando aberrações gospels e se divertindo com o que Deus se entristece.

Apenas Urubus gostam de ficar o tempo todo em lixões ao redor das carniças. Este tipo de material não traz vida, não traz mudança social e religiosa, mas sim entretenimento bizarro, e isso os profetas nunca fizeram.

Tenho que confessar, eu sou por criação um cara muito crítico, mas não quero transformar meu blog, meu Twitter, minhas peças ou pregações em um lixão onde não me importe mais com a limpeza da casa e sim em sobreviver da carcaça de quem já esta morto. Deus me ajude a criticar com amor e a não perder o foco!

Autor: Marcos Botelho, pastor de jovens da Igreja Presbiteriana de Alphaville e missionário da SEPAL
Via: [
Sepal ]
/ [ Ministério Batista Beréia ]

Como blogueiro há alguns anos, compartilho com a mesma opinião do irmão Marcos. Embora tenhamos que denunciar os abusos eclesiásticos, creio que devemos, com muito temor e tristeza no coração, fazer a denúncia e sempre expor uma refutação bíblica equilibrada para mostrar o caminho correto, porém sempre lamentando o fato.

Quando é postado na internet um texto ou um video, mostrando o erro com teor de deboche e sem nenhum tipo de refutação bíblica, vejo o ato da denúncia em si como inútil e ineficaz para edificação de alguém.

Pense comigo blogueiro: qual a mensagem bíblica que você vai transmitir em sua apologética?

RM

Imprimir ou salvar em PDF

3 comentários

Oportuna essa mensagem.

Estava ficando muito incomodada mesmo com minha própria postura em relação a isso. Temos que realmente fazer uma auto-análise pq para virar urubu é um passo.

Mais acredito que o problema todo está em querermos falar por nós mesmos. Quando somos mandados por ele para isso é diferente. Se ele envia um profeta é pq ele conhece o coração desse profeta. Creio que existem muito profetas que se auto nomeiam. Esse é o problema todo. Fazem pq virou moda.

Triste isso.

Mais que o Senhor toque verdadeiramente os corações dos seus profetas. E que todos possamos em amor submeter a ele que é o único que envia profetas.

Responder

Graça e paz Ruy,
muito oportuna essa sua nota de rodapé ao texto do Marcos. Devemos ser muito criteriosos com aquilo que postamos, pois como você disse, se for em tom de deboche mas sem uma refutação bíblica é inútil e é ineficaz para a edificação.
Que o Senhor lhe abençoe.
Fique na Paz!
Pr. Silas

Responder
Anônimo mod

Muito bom!! parabens

Criação de Sites

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!