Igrejas pscicológicas

.
Por Marcos Batista Lopes

Estamos vivendo um momento muito critico da Igreja de Cristo na Terra.

Alguns líderes para reafirmarem que estão atualizados e que procuram saber as últimas novidades do mundo usam e abusam da psicologia em suas pregações. Há aproximadamente duas décadas atrás era muito difícil ouvir pregações nos púlpitos em que se falava sobre – Transtorno desafiador opositivo, Transtorno de , transtorno Bipolar, dentre outras doenças. O Manual de Diagnóstico e estatística da Associação de Psiquiatria Americana, era algo desconhecido e suas inúmeras doenças da mente.

Recentemente li um artigo em uma revista de conselhos à pastores brasileiros que tinha por titulo, “A saúde mental dos pastores”. Dizia o artigo:

“Na verdade, é provável que os pastores, devido às pressões que os atingem no desempenho de seu oficio, apresentem mais transtornos psicológicos do que a média da população…os resultados indicam que 47% dos pastores sofriam ou haviam sofrido de algum transtorno mental, contra a média de 31% encontrada na população em geral.” [1]

O que se lê em muita literatura evangélica nos dias de hoje são os integracionistas, afirmando que as pesquisas psicológicas não são teóricas mas cientificas. O que eles se esquecem é que o que chamam de transtornos, são na maioria dos casos, simplesmente, pecados. Na verdade não são doenças e sim os inúmeros pecados que envolvem o homem (Rm 3.23). Começamos a acreditar depois de lermos tantas matérias que apóiam a psicologia e psicoterapia que a Bíblia parece não ser suficiente para ajudar o homem a corrigir qualquer problema comportamental (não –orgânico) em nossos dias.

O pastor norteamericano Lou Priolo que faz Aconselhamento Bíblico por muitos anos comenta sobre a suficiência das Escrituras para nossa era:

“Por mais de dezenove séculos a Igreja de Jesus Cristo não teve o “beneficio” da psicologia clínica “ajudando-a” na tarefa de criar filhos. Mesmo assim, os pais cristãos foram capazes de obedecer a ordem de Deus para “criar” seus filhos “na disciplina e na admoestação do Senhor” (Ef 6.4). A Bíblia fornece tudo o que você precisa para educar seus filhos “na disciplina e na instrução do Senhor”. [2]

Acredito como Lou Pirolo, que não somente a Bíblia é atual na questão de criação de filhos, como é suficiente para ajudar em todo tipo de transtornos comportamentais do homem moderno. Imagine que quando aocnselhar uma pessoa da igreja que busca ajuda, que o seu problema é – Transtorno Desafiador Opositivo. E depois ter que explicar a ele o que quer dizer esta terminologia, usar métodos terapêuticos para sanar o seu problema. Não seria mais razoável, além de ser honesto, dizer a ele que tem permitido que o pecado da ira, da rebelião e da insubordinação tem sido uma realidade em sua vida ( PV 14.29; Ef 4.26; etc).

Acredito que o caminho da Bíblia é bem melhor, pois as realidades da natureza humana são expostas e também são apresentadas as soluções pelas Escrituras como podemos mudar de direção e atitudes para conosco e com o próximo. Algo que devemos raciocinar e pensar é que a Igreja de Cristo durante séculos dependeu inteiramente do Espírito Santo e da Palavra de Deus para ajudar inúmeros cristãos desconsolados. Hoje a Igreja moderna recorre as soluções da psicologia para ajudar os pastores, cristãos e toda pessoa que precisa de conselhos para a vida.

Que possamos pensar biblicamente e não psicologicamente quando formos ajudar as pessoas que solicitarem conselhos para a sua vida. Será que a Bíblia não é suficiente para termos que adotarmos técnicas de teorias humanas?


***
Marcos Batista Lopes é pastor, apologista, fundador da Sociedade de Jovens Pensadores Cristãos
Fonte: [ Púlpito Cristão ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

5 comentários

Caros!!
Desculpe mas discordo com esse texto em partes, quero me posicionar da seguinte forma.. 1o. Sou contra as pregações baseadas em jogos psicologicos, onde muitas vezes o evangelho nao entra...
e as pregaçõessão de auto ajuda, e os ouvintes ficam meses com saudades do evangelho...
Eu como estudante de psicologia discordo com os senhores quando afirmam que psicologos e psicologia ocupam o lugar da biblia... ai eu diria que corremos um risco do extremismos, onde podemos de repente afirmar que não precisamos de médico, já que a medicina como a psicologia são apenas uma ciência, mas foi o próprio Mestre quem falou: os doentes precisam de médicos e não os saudáveis...
Passei por uma fase muito dificil com meu esposo doente, e vou dizer uma coisa pra vocês se eu ficasse com os conselhos que eu ouvia na igreja teria pirado, fui resgatada sim de um lamaçal de emoções imposta por lideres sem amor, q diziam que eu nao tinha fé, que minha dor era carnal.... fui resgatada por meu terapeuta e lá dentro do consultorio dele eu ouvi o que deveria ouvir na igreja: o Meu Jesus é o Jesus que se importa com sua dor... não é uma questão de fé, mas de dor de perder quem vc ama... e ai eu questiono como boa beriana que sou: Onde estava a voz de Deus? na igreja ou num consultório onde o próprio Deus me levou por amor a minha sanidade...
Espero ter me feito entender... obrigada

Responder

Olá irmã.

Muito obrigado pela sua opinião e participação no Blog Bereianos.

Primeiramente lhe informo que eu compartilho a mesma opinião sua.

Vejo que a preocupação principal do autor do artigo é sobre as pregações influenciadas pela psicologia, quando se usa alguma ciência humana para complementar a mensagem bíblica ou quando simplesmente o evangelho é deixado de lado para dar lugar a auto-ajuda, o que eu também sou totalmente contra. Porém, o mesmo sustenta que "é bem melhor" o caminho da bíblia para resolver questões de conflitos emocionais, mas diz também que "é suficiente".

Eu diria que, em "determinados casos" a Biblia é realmente melhor e suficiente para resolver estas questões (como foi no meu caso). Mas o que é suficiente para mim, pode não ser suficiente para alguém que sofre de transtorno bipolar, ou de esquizofrenia crônica, por exemplo.

Eu sustento a opinião de que para algumas pessoas é necessário a ajuda de um profissional, da mesma forma que precisamos de médico ou de remédios para certas patologias.

Graça e paz!

Ruy Marinho
Editor Blog Bereianos

Responder

Querido irmão Ruy, graça e paz e bem !!

Obrigada pela resposta, eu vi bastante equilibrio na tua escrita, mas tambem concordo é bíblia é suficiente para o homem, disso eu não abro mão...
Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus... Mt.
Eu oro pra Igreja voltar as primeiras obras, onde o aconselhamento era um acolhimento do sofredor, mas tambem local de repreensão, ombro, e poder de Deus para nos transformar...

Graça, Paz e Bem!!!

Responder
Cristiane mod

Ola irmãos.
Vocês não atentaram para o que o pastor Marcos escreveu, de que não são "doenças" o que essas pessoas apresentam e sim pecados.Sendo assim é impossível tratar com terapias inventadas por mãos de homens.
Já foi comprovado cientificamente que uma pessoa com algum transtorno mental não apresenta nada de diferente no cérebro que seja o motivo de tal transtorno,ou seja,seu organismo esta em perfeito estado mas mesmo assim ela apresenta algum problema.Então a causa se encontra na alma e só o Senhor renova as pessoas:"eis que faço novas todas as coisas"(apocalipse 21.5),o que só pode ser feito usando-se a Palavra de Deus,"A Palavra de Deus é viva e eficaz,mais cortante do que qualquer espada de dois gumes,e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."(Hebreus 4:12).Não posso negar que muitas pessoas estão sendo ajudadas e restauradas pela psicologia.Só que nós não estamos aí para restaurar pessoas,e nem Deus está.Sabemos que a psicologia é irmã das teorias de Freud,e ele ouvia vozes e via demônios os quais lhe ditavam o que escrever,então não devemos nos render a tais ensinos e nenhum outro que se oponha a Palavra de Deus.Espero uma resposta com referências na Escritura em concordância com a pisicologia de um dos irmãos,para que possamos crescer em sabedoria.Sejamos como o nome do blog:Bereianos,e examinemos as Escrituras.
Que Deus os abençoe

Responder
Anônimo mod

Ola Ruy
Meu nome e Hany e sou Presbiteriana
Bem irmao , referente a sua frase acima "que em determinados casos a biblia e realmente melhor. . . e o que e suficiente para vc, pode nao ser para outro, . .
Suas palavras soaram como se Deus nao fosse soberano sobre o Universo e sobre a sua criacao.
A Biblia e suficiente para CURAR toda e qqr situacao
ela prove esperanca e da direcao para mudancas no agir (pensamentos,palavras e acao) (salmos 19:7-11;Proverbios 30: 5-6; Colossenses 2:8;II Timoteo3: 16-17;Hebreus4:12; II Pedro 1:2-4) e ela tbm desenvolve em vc uma atitude de servo a semelhanca de Cristo ( II Corintios 3:5-6;Felipenses 2:5-8);
para irma Luz ,nao sei do problema que vc teve,mas tenho certeza que Deus jamais daria um fardo pesado demais para vc carregar e Deus e soberano. quando entendemos isso, tudo o que acontece em nossa vida passa a ter um sentido e o unico proposito e glorificaraDeus. devemos agradecer a Deus e confiar que Ele, somente Ele ira confortar o nosso coracao.
Deus nao promete felicidade, pelo contrario Ele promete a Salvacao que Ele oferece por meio do Seu FilhoCristo Jesus (Proverbios 3:5-6; Joao 14:6; Romanos10:9-10)
Hj a um grande erro no ensinamento da Palavra, na qual se fala somente so amor de Deus e esquece de falar da Justica de Deus, Deus exerce sua justica sobre todos.Atos 17:30-31; Romanos 3:5-8:9-18.
Deus os abencoe!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!