A Verdade Bíblica não está condicionada à permanência do pregador

.
O que garante que a igreja permanecerá fiel à Verdade,
com a saída do pastor?

O que dizer de uma igreja que ignora todo um ensinamento em que foi submetido, simplesmente por causa da saída do seu pastor? É bastante comum as igrejas possuírem casos em que seus pastores saíram da igreja para pastorearem outras, e para apagar qualquer vestígio que lembre o tal pastor, eliminam da igreja a verdade pregada por ele e até mesmo trazem de volta ao culto elementos elementos de culto antes abolidos por ele, com o respaldo da própria igreja.

Uma igreja que antes bebia leite passa a comer comida sólida. O seu pastor, com muita oração, esforçava-se para transformar sua igreja em uma igreja forte teologicamente. O culto se tornava único, pois haviam abolidos os elementos cúlticos que em nada traziam crescimento espiritual, antes, só serviam para agradar ao visitante com palmas, danças, corinhos animados, conjuntos, corais, solos, duetos, tercetos, quartetos... Elementos esses que só serviam para encurtar a duração da pregação.

Digamos que a igreja caminhava assim por muitos anos, sendo marcada por sua teologia consistente, onde seus membros sabiam decorados seus distintivos teológicos, onde todos os membros cresciam na Verdade Bíblica. O culto de doutrina eram repletos de pessoas que compareciam à igreja com a única intenção de aprender a Verdade sem reservas. Ouvia-se vibrações por toda a igreja com cada declaração da verdade bíblica exposta pelo pregador. Os membros pareciam se orgulhar da forma do culto, pois sequer lembravam os cultos modernistas, com seus agitos, abalos e apresentações. Mas eram cultos centrados na Verdade. Não havia espaço para apresentações individuais, as pregações duravam mais de uma hora. Enfim, era um simples culto onde o único que se agradava era Deus.

A prova de que a igreja está ou não está firme na doutrina é quando o seu pastor, que ensinou a Verdade por muitos anos, sai da igreja. Será que a igreja permanecerá nos mesmos passos doutrinários do antigo pastor? Ou será que ela mesma demonstrará que quer uma mudança em sua teologia, ou em seu culto, para que não exista nada que lembre a característica do pastor que se foi?

São essas atitudes que revelam que a igreja não estava tão firme na doutrina como pensávamos, e sim estava sendo fiel ao pensamento do pastor, sem refletir se eram pensamentos baseados na Verdade Bíblica.

A primeira mudança que desejam é uma mudança na liturgia. Vamos fazer voltar aqueles elementos que antes havia sido abolida. Vamos voltar a ter grupos musicais, palmas, danças, corinhos animados, conjuntos, corais, solos, duetos, tercetos, quartetos... E quanto à pregação? Simples: reduz o tempo!

A igreja ignora que independente de quanto tempo passe o pastor, a Verdade deve permanecer. Não importa os motivos que levam a saída do pregador: se foi por determinação de algum concílio superior, ou por causa dos altos salários ou até mesmo por causa do pecado do pastor. O importante é saber que a Verdade precisa permanecer em qualquer situação.

Infelizmente é o que acontece nas igrejas de hoje. Ninguém quer saber se aquilo que está sendo pregado é a Verdade ou não. Todos pensam que aquilo que está sendo pregado é nada mais nada menos do que uma mera opinião do pastor. Na primeira oportunidade de sua saída, a igreja tratará logo de fazer mudanças!

Há como eu queria fazer parte de uma igreja bereiana! Uma igreja que estava comprometida com a Verdade, independente de quem era o seu pastor! Até mesmo Paulo Foi colocado sob juízo. Mesmo o apóstolo Paulo pregando, os bereianos estavam consultando as Escrituras para saber se o que eles estavam ouvindo de Paulo eram de fato o que diziam as Escrituras. Hoje, o que temos? Estão ouvindo os seus pastores com as Bíblias fechadas! Estão acreditando em tudo o que estão dizendo por quê? Porque estão com suas Bíblias fechadas! Estão aceitando tudo o que é doutrina por quê? Porque estão com suas Bíblias fechadas! Estão aceitando tudo em seus cultos por quê? Porque estão com suas Bíblias fechadas! Sabe por que as igrejas não conseguem ter uma característica única de doutrina e culto? Por que os pastores passam por ela, um após outro, cada um com características de doutrina e culto diferentes, sem sequer a igreja consultar nas Escrituras qual a característica biblicamente correta. Se transforma numa igreja “de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos” (Tg 1.8).

São igrejas que abandonaram o amor pela Verdade. Simplesmente não têm mais prazer naquilo em que foram ensinadas com tanta vibração. Perderam suas características de igrejas fortes na teologia. São igrejas que perderam suas características de um culto bíblico sólido e teocêntrico.

Antes a igreja era tida como singular, agora... é apenas mais uma!

Autor: Heitor Alves
Fonte: [ Blog dos Eleitos ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

Nossa, pior que isto tende à ser verdade. Poucas igrejas realmente são fieis à Bíblia e fazem um culto em torno da Verdade. Mas felizmente algumas fazem leituras Bíblicas, mesmo que fora do dia do culto dominical. Mas é este compromisso que é interessante e atrai cada vez mais pessoas para dentro de uma igreja! As músicas, os louvores, tudo é bom, mas a pregação é o essencial! Sem pregação, o culto não tem sentido. Só estamos fazendo reuniões em um lugar que antes era sagrado. Mas a igreja, sempre será a casa de Deus, um lugar sagrado! E é para se pregar o Evangelho, e seguir em tudo a doutrina imposta nos Antigo e Novo Testamentos. Eu busco a Palavra, e ao nosso Deus, com muito amor e sede! Pois somente isto é capaz de nos fazer, seres humanos, melhores! E eu espero um dia, poder estar na frente dos fieis, pregando a Palavra do Senhor! Amém!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!