Seicho-no-iê oferece salvação por R$ 2,00

.
por Johnny T. Bernardo
do INPR Brasil

Todos os anos, no dia 11 de abril, os adeptos da Seicho-no-iê se reúnem na Academia Sul-Americana deTreinamento Espiritual de Ibiúna - SP para a festividade do Santuário de Hoozo. Na ocasião também é realizada a cerimônia no monumento dos anjinhos anônimos. De acordo com um prospecto distribuído pela seita, a cerimônia é um grandioso evento que reúne tanto no mundo terreno quanto no espiritual, milhares de pessoas e almas.

O Santuário de Hoozo
..
A palavra "Hoozo" é de origem japonesa e significa "arca do tesouro" (hoo - tesouro e zo - arca). Embora a sede mundial da Seicho-no-iê (lê-se: "seitiô-no-iê") tenha sido erigida no Japão e seu fundador - Massaharu Taniguchi - tenha sido o idealizador do Santuário de Hoozo, o primeiro foi construído no Brasil, em 1957. O local escolhido foi Ibiúna, cidade do interior de São Paulo, e dedicado ao deus Okunishi. Segundo a revista Seicho-no-iê, ano XLIV, número 469 de fevereiro de 2009, pág. 7, o "espelho sagrado que representa essa divindade foi enviado do Japão ao Brasil pela Sede Internacional da Seicho-no-iê. Inicialmente foi construído apenas o Sacrário, denominado Shinden, onde estão consagrados os deuses protetores, que são os seguintes:

OKUNINUSHI - NO - MIKOTO - Deus da grande terra, do mundo espiritual e do enlace espiritual.

SEICHO-NO-IÊ OKAMI - Deus Sumiyoshi. Grande deus da Seicho-no-iê.

KANZEON BOSATSU - Divindade da misericórdia, que aparece em 33 formas diferentes de salvação.

JIZO DAI BOSATU - Divindade que proteje a alma das crianças.

AMIDA NYORAI - Divindade que salva as pessoas em dificuldades."

Além das festividades anuais, como a vigésima sexta Cerimônia no Monumento dos Anjinhos Anônimos, toda primeira quarta - feira do mês são consagrados os novos membros da Missão Sagrada Espiritual e os novos incritos no Culto Perpétuo.

Os registros espirituais

Para participar da Festividade do Santuário de Hoozo, o adepto tem de adquir os registros espirituais onde irá colocar os nomes dos antepassados que precisam de ajuda. São três tipos de registros.

  • Verde - para as almas dos antepassados da família;
  • Laranja - para almas inidividuais de pessoas falecidas: tataravôs - bisavôs - avós - pais - cônjuge - afiliados - amigos - vizinhos etc.
  • Roxo - para os anjinhos anônimos que morreram vítimas de aborto.

Oferecidos no valor de R$ 2,00, a seita garante que os registros e as orações no Santuário de Hoozo são meios necessários para proporcionar aos antepassados paz e conforto. Segundo eles, um espírito que se conscientizou da verdade e atingiu o estado da liberdade absoluta não tem necessidade de receber orações. Afirmam que é um procedimento correto de seus descendentes oferecerem a leitura d Sutra Sagrada a esse espírito desperto, com o sentimento de gratidão a ele. Assim, o espírito assimilará essas palavras e se aproximorará, libertando-se ainda mais.

A oração e o culto aos antepassados é uma constante nas religiões orientais. Assim como a Seicho-no-iê, a Igreja Messiânica Mundial também oferece cura e libertação em troca de dinheiro. Nos Ensinamentos de Nidai - Sama, Vol. I, pág. 68, encontramos.

"A partir do instante em que doamos dinheiro espontaneamente gratos por todas as bençãos recebidas, muitas das nossas máculas serão eliminadas. Eu não gosto de falar em dinheiro, pois as pessoas não entendem o que quero dizer".

As "máculas" mencionadas por Nidai - Sama são os pecados, as imperfeições humanas, as dores etc. À medida que o devoto doa dinheiro a Igreja, mais máculas são eliminadas. Vemos algo semelhante na Idade Média, quando em troca do perdão papal para os que estavam presos no purgatório e em troca de um pedacinho do céu, eram vendidas Indulgências. Segundo o Catecismo da Igreja, os fieis poderiam obter para si mesmos e também para as almas do purgatório, a remissão das penas temporais, as sequelas dos pecados (CIC, 1498).

Os mórmons também não fogem à regra. De acordo com Thelma Granny Geer, ex-mórmon e especialista em mormonismo, os candidatos às cerimônios no templo - o que inclui o batismo pelos mortos e o casamento para a eternidade - somente são aceitos caso suas contas com a Igreja estiverem em dia. Geer explica que um escriturário verifica cuidadosamente todos os recibos e, se forem achados corretos, são registrados. Assim, nenhum candidato cujos dízimos estão em atraso podem participar das cerimônias no templo.

Oferecer salvação e libertação de pecados em troca de dinheiro é uma prática antibíblica, pois somente Jesus pode libertar o homem e conduzí-lo ao reino do Pai. A Bíblia condena explicitamente toda tentativa de comunicação com os mortos ou adoração a eles.

Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

Anônimo mod

Que bom que o cristianismo não vende salvação nem confunde Deus e dinheiro...Ah Jesus, como és perfeito quando dizes: "Olha um cisco no olho do irmão e não percebe a trave em teu próprio olho..."

Infelizmente, em vez de preocupar com nossas inúmeras mazelas, nós cristãos, ainda insistimos em tentar lançar o olhar sobre a mazela alheia como se fossêmos mesmo diferentes...

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!