Comércio e consumismo no ambiente cristão (parte 1)

.
Por: Pr. josé Ribamar Rodrigues

O gasto abusivo e desnecessário têm grassaso o povo de Deus. Riquezas, poder, prazeres, fama e o consumo desenfreado são ineficazes para satisfazer as necessidades da alma. Infelizmente, por essas coisas vãs, muitos têm empenhado tudo que possuem, inclusive a própria vida no afã de possuir. Jesus Cristo afirmou: "Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma?(...)"


Não são poucos os que tem sido impelidos, pela propaganda difundida na mídia a comprarem aquilo de que realmente não necessitam. Os profissionais de markeng aproveitam-se das datas comemorativas para incitar as pessoas ao consumo. Hoje se valoriza mais as coisas materiais que as espirituais. O crente em Jesus deve resistir o consumo inútil e a tentação do crédito fácil, propalados pela mídia. Que a oração de Agur seja a nossa oração: "Não me dês nem pobreza e nem riqueza; mantém-me do pão da minha porção acostumada" (Pv 30. 8,9).

O supérfluo em detrimento do essencial. O supérfluo é tudo aquilo que não é assencial à manutenção da vida. Influenciados pela propaganda (muitas vezes enganosa) as pessoas suprimen ítens prioritários à sobrevivência, para comprar produtos de griffe por mero capricho. Já o consumo essencial, é aquilo que a vida exaure: Comida, roupa, moradia e, na medida certa, o lazer. Até no que é indispensável devemos confiar mais em Deus que em nossos próprios esforços; "Por isso, vos digo: não andeis anciosos pela vossa vida, (...)" (MT 6.25 - 34).

A compulção pelas compras. Os entendidos neste assunto, falam que a vontade compulsiva de comprar pode está associada a um distúrbio psicológico conhecido como 'oneomania'. Tal distúrbio, leva diversos fatores: Anciedade,frustação, depressão, transtorno de humor e um desejo reprimido de possuir as coisas.

O mau uso do cartão de crédito. Quantos obreiros, líderes, pastores e crentes em geral, são portadores de tal doença e precisam de tratamento com seriedade e urgência. Precisam de cura imediata para exercerem o ministério cristão sarados e sem impedimento. Quantas instituições (igrejas) em restrições, por falta de cumprir, com o dever. O pior é que assistimos tudo isso passivamente encobertos pelo cobertou da ética...

MCM-MISSÃO CRISTO É O MESMO
Desde 1979, intecedendo pela igreja
perseguida e pelo Brasi.
Ore com agente: (98) 3264 0052. O contato da Oração.

Fonte: [ Ultimato ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!