Afirmar e negar

.


Por: John Scott

É muito ruim ser dogmático, isso é o que nos dizem. Mas nossos críticos não se dão por satisfeitos e prosseguem: "Se você tem de ser dogmático, pelo menos faça o favor de guardar seu dogmatismo para si mesmo. Tenha suas próprias convicções definidas (se você assim insiste), mas deixe que as outras pessoas se sintam livres em ter as delas. Seja tolerante. Cuide de sua própria vida e deixe que as outras pessoas cuidem da delas".

Outra forma por meio da qual esse ponto de vista é expresso é que podemos ser sempre positivos, se necessário dogmaticamente positivos, desde que nos abstenhamos de ser negativos. Nossos críticos nos incitam: "Fale daquilo que você crê, mas não fale contra o que as outras pessoas crêem". Aqueles que defendem essa linha não compreendem a tarefa dupla do presbítero-bispo, que é de "... encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela" (Tt 1.9).

Tampouco eles prestaram atenção ao que C. S. Lewis escreveu em uma carta a Dom Bede Griffiths: "Seus hindus certamente parecem adoráveis, mas o que eles negam?. Esse sempre foi meu problema com os hindus — encontrar qualquer proposição que eles considerem falsa. Mas a verdade certamente tem de envolver exclusões".

Fonte: [ Josemar Bessa ]

Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

Amado,

Paz!

Seu blog é util e necessário, parabéns pela iniciativa.

Se me chamares para andar uma légua... andarei contigo... segue-me e eu te seguirei também.
Pr. Ivan Nunes

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!