O Que Quer Dizer o Termo "Pecado Original"?

.
R.C. Sproul
rcs004.jpg (10K) - Calvino

Pecado original tem a ver com o estado caído da natureza humana. Jonathan Edwards escreveu um tremendo tratado sobre o pecado original. Ele não só se dedicou a uma prolongada exposição do que a Bíblia ensina sobre o caráter do homem caído e a sua inclinação para a maldade, mas ele também fez um estudo de uma perspectiva secular, racional, que abordou a filosofia que era difundida nos seus dias: Todas as pessoas do mundo nascem inocentes, em um estado de neutralidade moral no qual elas não têm qualquer predileção para o bem ou para o mal. É a sociedade que corrompe estes nativos inocentes, por assim dizer. À medida que somos expostos ao comportamento pecaminoso ao nosso redor, a nossa inocência normal e natural é corroída pela influência de sociedade. Mas isso levanta a questão: Como a sociedade tornou-se corrupta pela primeira vez? A sociedade é o conjunto das pessoas. Por que será que tantas pessoas pecaram? É quase axiomático em nossa cultura que ninguém é perfeito. E Edwards fez perguntas do tipo: Por que não? Se todo o mundo nasce em um estado de neutralidade moral, esperaria-se estatisticamente que aproximadamente 50 por cento dessas pessoas crescessem e nunca pecassem. Mas não é isso que encontramos. Em todos os lugares nós achamos seres humanos agindo contra os preceitos morais e as normas do Novo Testamento. Na verdade, qualquer que sejam os padrões morais da cultura na qual eles vivem, ninguém os guarda perfeitamente. Até mesmo a honra estabelecida entre ladrões é violada pelos ladrões. Não importa quão baixo o nível de moralidade de uma determinada sociedade é, as pessoas ainda assim o quebram.

"Não é que nós somos pecadores porque pecamos; nós pecamos porque somos pecadores."

Portanto, há algo indubitável quanto ao estado caído do nosso caráter humano. Todas as pessoas pecam.

A doutrina do pecado original ensina que as pessoas pecam porque são pecadoras. Não é que nós somos pecadores porque pecamos; nós pecamos porque somos pecadores. Ou seja, desde a queda do homem, nós herdamos uma condição corrompida de pecaminosidade. Nós temos agora uma natureza de pecado. O Novo Testamento diz que estamos “debaixo do pecado”; que nós temos uma disposição para a maldade, de forma que todos nós, de fato, cometemos pecados porque é da nossa natureza cometer pecados. Mas essa não é a natureza que nos foi dada originalmente por Deus. Nós éramos originalmente inocentes, mas agora a raça foi mergulhada em um estado de corrupção.

Fonte: [ Bom Caminho ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

Graça e Paz

Eu pensava que o pecado original fosse simplesmente o pecado cometido por Adão e Eva, isto é, o primeiro pecado de todos entre nós humanos.

Sabia eu que por causa do que ocorreu no Jardim, a raça humana acabou tornando-se maldita, porém nunca imaginei que o pecado original fosse um termo usado para representar também o presente e não tão somente o passado.

A Paz do Senhor.

Responder

Edvaldo Alcântara.

A Paz do Senhor Jesus!

Eu me preocupo muito com argumentos e contra-argumentos apresentados fora do contexto bíblico,
todo homem nasce acoplado ao que ocorreu no Éden, sendo assim somento pelo sangue de Jesus somos redimidos e remidos.
1ºSm15:3
..."crianças de peito"...
Salmos 58:3

Shalom Adonai.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!