Entrevista com Augustus Nicodemus

.
Nos dias 28 e 29 de novembro de 2009, Dr. Augustus Nicodemus esteve conosco participando do 1a Conferência Teológica Liberdade. Como avisamos durante a conferência, postaríamos aqui uma entrevista com Nicodemus. Nela consta as perguntas a ele apresentadas durante o momento de perguntas e respostas sobre Batalha Espiritual. Tais perguntas foram dirigidas pelos participantes da conferência.

Esperamos abençoa-los com essa entrevista.

P.1 - Reverendo, podemos entender a existência de potestades "do bem" (arcanjo Miguel, etc)? Cristo é chamado de cabeça de toda potestade?

RESPOSTA: Sim, Cristo é o cabeça de toda potestade, de acordo com Colossenses 2:10. "Potestades" aqui significa todos os poderes que existem, angélicos e humanos. Cristo está acima de todos eles, pois todo poder lhe foi dado no céu e na terra (Mateus 28:18-20). Há outros lugares em que a palavra "potestades" tem o mesmo sentido, veja Ef 1:21. A palavra "potestades" pode também se referir somente aos poderes angélicos malignos e demoníacos, como em Ef 2:2; Ef 6:12. E pode se referir somente aos poderes angélicos "do bem", como em Ef 3:10. Etc. Portanto, existem, sim, potestades do bem, que são os anjos fiéis a Deus que não seguiram Satanás em sua rebelião.

P.2 - Por que os neopentecostais só relacionam os demônios aos africanos? isso nao é comportamento racista ou preconceituoso?

RESPOSTA: NA verdade, missionários pentecostais entre povos como os chineses se referem a outros demônios, mas sem dúvida o que prevalece no Brasil é que as igrejas pentecostais identificam os demônios com as divindades adoradas nas regiões afro-brasileiras. As razões podem ser variadas, desde o racismo até o fato de que as religiões afro são ocultistas e invocam divindades estranhas à verdade bíblica.

P.3 - Baseado no fato que a diferença entre o profeta e o falso profeta são pequenas ocultações da verdade, é correto afirmar o movimento (de Batalha Espiritual) como falso profetismo?

RESPOSTA: Sim, pois ensinam doutrinas que não somente contradizem a Bíblia como vão além dela.

P.4 - Quando Paulo pede a Deus por 3 vezes que retirasse o espinho na carne colocado pelo mensageiro de Satanás, seria uma indicação de que não devemos confrontar as forças do mau diretamente e sim suplicarmos a Deus que nos livre do mal?

RESPOSTA: Acredito que sim, embora houve diversas ocasiões em que Paulo confrontou diretamente Satanás, por exemplo, no caso da moça possessa de um espírito de adivinhação (Atos 16:18). A regra geral é que devemos nos dirigir a Deus, mas pode haver ocasiões em que o confronto seja necessário.

P.5 - O senhor acredita que dentre todos esses exemplos de "guerra espiritual" citadas, muitas delas são usadas como uma forma de marketing?

RESPOSTA: Sim, há mercenários em todo lugar, e este movimento não é exceção. Tem gente ganhando dinheiro com estas coisas, conforme já profetizado em 1Tim 6:5.

P.6 - Não seria o arminianismo uma base para essas doutrinas que centralizam o resultado do evangelismo no esforço humano? Quando entendemos a soberania e escolha livre de Deus estas teologias tendem a cair?

RESPOSTA: Perfeitamente. As heresias da batalha espiritual se apóiam em algumas doutrinas tipicamente arminianas que tendem a diminuir a soberania de Deus, a obra completa e eficaz de Cristo e a depravação total do ser humano.

P.7 - Fale sobre a teologia da libertação. De que diabo ela liberta o ser humano?

RESPOSTA: A proposta da teologia da libertação era libertar o ser humano das estruturas injustas e opressoras causadas e mantidas pelas classes dominantes. Os pobres, as mulheres, os negros - são vistos como vítimas dos homens cristãos, brancos e poderosos, que lêem a Bíblia de forma patriarcal e a usam para manter a dominação sobre estas classes oprimidas. A teologia da libertação está correta em apontar para o fato de que existe machismo, preconceito e egoísmo e que o pecado toma contornos sociais e políticos. Todavia, cometeu o grave erro de reduzir o pecado somente à esta dimensão sócio-política, pois é uma teologia de origem marxista. Sua substituta, a teologia publica, segue no mesmo caminho, embora não tão aguerridamente.

P.8 - Porque os cristãos, independentemente da linha teológica não se unificam para as obras de Deus. Fale sobre o ecumenismo cristão.

RESPOSTA: Existe um ecumenismo que é bom, saudável e necessário, que consiste na comunhão e esforço conjunto de todos aqueles que crêem nas doutrinas fundamentais da Bíblia, conforme entendidas historicamente pelos evangélicos. Creio na comunhão dos verdadeiros santos, que se unem em torno das verdades bíblicas. Muitas das divisões entre nós são por causa de coisas secundárias, como forma de batismo, forma de governo. Por causa da complexidade da Igreja cristã de hoje, é praticamente impossível unificar todos os evangélicos, mas podemos trabalhar em nossas denominações cooperando com aquelas que professam a Jesus Cristo em verdade, pregam a Bíblia com fidelidade, exercem a disciplina conforme Cristo ensinou.

P.9 - É correto afirmar que o movimento acredita em um Jesus que não é o Jesus revelado nas Escrituras, logo acreditam em um Jesus personalizado e moldado pela inteligência deles?

RESPOSTA: Em parte, sim. Há crentes sinceros dentro do movimento de batalha espiritual, mas há também aqueles que já distorceram em suas mentes a pessoa de Jesus. Só podemos conhecer o verdadeiro Jesus nas Escrituras, que é onde Ele se revelou a nós.

P.10 - Devemos examinar as Escrituras e reter o que é bom. Se Jesus expulsou demônios, não devemos determinar o mesmo? Lembre-se do que Ele falou: "obras maiores farás...".

RESPOSTA: Sim, devemos reter o que é bom nas Escrituras. Mas, nem tudo o que a Bíblia descreve e narra o faz como paradigma e modelo para nós. Jesus não somente expulsou demônios: ele andou sobre as águas, multiplicou pães, acalmou tempestades, ressuscitou mortos. Será que alguém hoje que diz acreditar ser possível e capaz de fazer as mesmas obras de Jesus, é capaz de fazer estas coisas? As palavras dele acerca das obras maiores a serem feitas pelos seus discípulos não devem ser entendidas como uma referência aos milagres e sinais que Ele fez para provar que era o Filho de Deus - estas coisas, somente Ele fez, ninguém nunca jamais o imitou. Mas, devemos entendê-las como a maior de todas as obras, que é a pregação e divulgação do evangelho.

P.11 - O dom de discernir espíritos cessou? Temos como avaliar se o indivíduo está influenciado pelo Espírito de Deus ou não?

RESPOSTA: O dom de discernir espíritos pode ser o dom de perceber se uma pessoa está possuída ou não - que é a interpretação popular dos pentecostais - ou pode ser o dom de discernir se uma pessoa (que também é espírito, o espírito humano) é de Deus ou não, como João diz em 1João 4:1-3. Prefiro esta última interpretação e digo que este dom está presente, sim, na Igreja hoje. E envolve o testar os mestres e examinar o ensino deles à luz das Escrituras.

P.12 - Sabemos que Deus criou todas as coisas para o louvor de sua glória. Sabemos também que Deus não foi pego de surpresa pela "traição de Lúcifer". Podemos dizer então que Satanás cumpriu e ainda cumpre o propósito de Deus sendo ainda um espírito ministrador da vontade de Deus?

RESPOSTA: Num certo sentido, sim. Deus controla todas as coisas e todas as suas criaturas morais, inclusive satanás. Mas Ele faz isto de uma forma a não constranger as criaturas morais nem anular a decisão delas e portanto, a responsabilidade que elas têm pelo que decidem fazer. Assim, por um lado, Satanás faz o que ele quer fazer, em sua rebelião contra Deus, e ao mesmo tempo, de uma maneira que não compreendemos nem sabemos explicar, ao final Satanás acaba fazendo aquilo que Deus já havia planejado e determinado desde o início. O melhor exemplo é a morte de Cristo. Satanás livre e espontaneamente tomou todas as medidas para matar Jesus, desde usar Judas, em quem entrou, até cegar e seduzir os sacerdotes judeus. Mas, ao conseguir que Jesus fosse morto, satanás estava realizando aquilo que Deus já havia dito pelos profetas, que o Messias haveria de morrer pelo seu povo.

P.13 - Qual a relação entre Efésios 5 e 6 e uma "Batalha Espiritual" existente nos lares cristãos?

RESPOSTA: Total relação. A família é um dos campos onde a batalha espiritual é travada com mais intensidade, pois é ali que estão em jogo valores preciosos para a Igreja e para o Reino de Deus, desde a criação dos filhos até a manutenção do casamento.


Fonte: [
Congregação Batista da Liberdade
]
.
Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

Todo mundo usa a palavra de Deus conforme a sua conveniência.Dizer que pessoas não acalmam tempestades ou não multiplicam pães,associadas a "estes sinais seguirão aos que crêem",é tratar o poder de Deus como algo simplista.Não podemos misturar as promessas e recursos dados por Deus com sinais feitos por Jesus.Orar por enfermos,expulsar demônios são recursos dados por Deus e necessários para realizar uma obra que liberte os cativos.Ninguém fala dos inúmeros crentes deprimidos e angustiados,do crescente número de divórcios nas igrejas tradicionais,da quantidade enorme de famílias "evangélicas com filhos viciados e perturbados.Quanto a associação dos demônios aos cultos afro brasileiros,isto ocorre pois a maioria do povo se relaciona especialmente com religiões desta origem,o que não implica que por exemplo o "anjo moroni" não seja caracterizado como um demônio também.Os demônios são enganadores logo mentem em suas apresentações exceto quando submetidos ao nome de Jesus.Por fim ,dizer que há crentes sinceros entre os que praticam este ou aquele tipo de luta espiritual é no mínimo ingênuo.Em todo lugar há sinceros e não sinceros.Entre os doze apóstolos havia o traidor,o homem Adão que tinha comunhão direta com Deus deixou-se seduzir pelo engano do diabo, porém foi-nos dada a graça de Deus para que nunca nos ensoberbeçamos,mas nos arrependamos e continuemos a caminhada para o alvo que é Cristo.

Responder

olá Marco.

Obrigado pela sua participação no Blog Bereianos.

Analisando seu comentário, confesso que me esforcei para compreender aonde o mesmo se encaixa com o artigo em questão, infelizmente não consegui.

Você disse que "Dizer que pessoas não acalmam tempestades ou não multiplicam pães,associadas a "estes sinais seguirão aos que crêem",é tratar o poder de Deus como algo simplista."

Pode nos explicar melhor o que é ser "simplista" neste caso? Você crê que alguém consegue repreender uma tempestade (por exemplo) como Jesus fez? Ou alguém consegue andar pelo mar, como Jesus? Consegue levar uma picada de cobra com veneno mortal sem morrer? Eu, em meus 12 anos de conversão, nunca vi tais feitos.

Você disse também: "Por fim ,dizer que há crentes sinceros entre os que praticam este ou aquele tipo de luta espiritual é no mínimo ingênuo. Em todo lugar há sinceros e não sinceros".(sic)

Eu te pergunto: aonde está a "igênuidade" em tal afirmação? Porque o Rev. Augustus foi igênuo afirmando esta realidade que você mesmo também afirmou em seu comentário? Neste caso, você seria igênuo também, pois afirmou a mesma coisa que o autor do artigo.

Enfim, me desculpe, mas seus comentários estão sem sentido.

Soli Deo Gloria!

Ruy Marinho
Editor - Blog Bereianos

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!