O teu Deus, onde está?

.


“As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está?” (Salmo 42.3)

Diante da recente tragédia que se abateu sobre inúmeros fiéis que morreram e dezenas que foram hospitalizados no desabamento do telhado de uma igreja, muitas pessoas – evangélicas ou não – têm nos questionado sobre proteção divina, acidentes, doenças e mortes na vida de um cristão.

Constantemente temos ouvido disparates e opiniões distantes da fé bíblica. Talvez o grande problema seja o desconhecimento da Palavra (“errais não conhecendo as Escrituras”) ou pararam a leitura no Antigo Testamento. Mas tenho para comigo que os grandes vilões sejam os pregadores do evangelho que têm martelado diariamente suas fantasias, mas não a Palavra. Trata-se de uma pregação peculiar, irreal, carregada de promessas mirabolantes que Deus nunca fez, e facilidades para a vida que a Bíblia jamais mencionou. Isso tem produzido sofismas que passam por doutrinas cristãs. Por exemplo....

NÃO É VERDADE que não teremos sofrimento na vida! O próprio Jesus, sendo o Filho de Deus, não foi poupado de nada que nós também não viéssemos a sofrer. Ele próprio advertiu que no mundo passaríamos aflições, mas que tão somente crêssemos Nele e na sua vitória final. O Mestre também avisou a Pedro que Satanás o requerera para “peneirá-lo”, entretanto Jesus não promete livrá-lo de tal infortúnio, mas diz que oraria, “para que a tua fé não desfaleça”[1]. Este próprio apóstolo, mais tarde escreveria para que não estranhemos o fogo ardente que surge em nosso meio destinado a provar-nos [2].

NÃO É VERDADE que enfermidade é sinal de pecado, e que o cristão fiel não adoece! Servos fiéis em Cristo podem, em algum momento da vida desenvolver Alzheimer, catarata, depressão, labirintite, câncer, osteoporose ou qualquer outra doença. Neste exato momento há um sem número de cristãos nos hospitais orando humildemente por saúde ou aguardando operação. Companheiros de Paulo, Trófimo ficou doente em Mileto [3], Epafrodito adoeceu mortalmente chegando às portas da morte por causa da obra [4] e Timóteo sofria de freqüentes enfermidades do estômago. Há vidas trágicas com saúde e há vidas abençoadas sem saúde.

NÃO É VERDADE que todos seremos ricos no sentido material! Cristãos sinceros espalhados neste mundo morrerão sem nunca ter abundância de bens. Milhões de cristãos sudaneses, nigerianos ou quenianos sequer possuem sandálias para calçar. Habitantes do Jequitinhonha, bolsão de miséria no Brasil, poderão conhecer a Cristo, mas provavelmente continuarão morando em suas sufocantes taperas sem jamais se refrescarem sob um ar-condicionado. Devemos lutar contra essas terríveis injustiças sociais, mas sempre sabendo que “nada temos trazido para o mundo, nem cousa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” [5].

Sinceramente espero que estes últimos acontecimentos que tem se abatido sobre uma parcela do povo evangélico sirva como lição, edificação, e que mudem seus paradigmas. Oxalá, que a partir de agora....

NUNCA MAIS digam que se alguém não é curado, a culpa é da falta de fé. A muitos que Jesus curou não hes exigiu fé, nem méritos, mas Ele o fez exclusivamente por sua Graça e misericórdia. Eu creio, mas clamo constantemente como aquele pai: “Senhor, ajuda-me na minha falta de fé” [6].

NUNCA MAIS preguem que as coisas ruins são sempre resultado de maldição. Desde Jó tentaram lhe imputar algum pecado oculto pelo qual estava sofrendo. E ele era justo. Caiu uma torre em Siloé e matou alguns homens. Aos olhos do povo isso poderia indicar que havia algo de errado com eles. Mas Jesus asseverou: “vocês crêem que aqueles dezoito sobre os quais a torre caiu eram mais pecadores do que os demais habitantes de Jerusalém? Em verdade eu digo a vocês não eram. Mas se vocês não se arrependerem, todos igualmente perecerão” [7].

NUNCA MAIS afirmem que Deus os pôs por “cabeça e não cauda”, tentando justificar proeminência para si. O Reino de Deus é composto em sua maioria por gente humilde, como copeiras, auxiliares, pedreiros, costureiras, gente que nada é aos olhos do mundo. Não há vergonha nenhuma nisto, pois a vida de um homem não consiste na abundância de bens que ele possui [8].

PAREM de afirmar que são “filhos do Rei”, e por isso estão a salvos das intempéries da vida. Mesmo os filhos do Rei baterão seus carros, torcerão tornozelos, amargarão tempos no hospital e passarão por aperto financeiro.

NUNCA MAIS deturpem textos bíblicos para justificar seus engodos como fizeram com “tudo posso naquele que me fortalece” [9], que foi retirado do seu contexto original para inferir que “posso alcançar tudo o que eu desejo”, quando na verdade Paulo está falando de sua tribulação, humilhação, pobreza, abandono, escassez... e que ele podia “suportar todas aqueles coisas Naquele que o fortalecia”.

DEIXEM de buscar “cobertura espiritual”, designação que tem produzido ídolos cheios de empáfia que não podem ser contraditados. O que vale não é a cobertura, mas o estar sobre a rocha, que é Cristo.

Quando os maus dias chegarem, e um dia eles chegam, com certeza irão nos perguntar: “E o teu Deus, onde está?”. Responda que ele também está sofrendo contigo, está ao seu lado enxugando suas lágrimas, e que por um breve momento ainda sofreremos, mas que Ele lhe dá a força e ânimo para continuar vivendo sem medo, sem amargura, sem rancor. E que para nós, o melhor ainda está por vir.

Autor: Daniel Rocha, Pastor da Igreja Metodista.
Contatos: dadaro@uol.com.br

.

Os ilusionistas.

.

“Ora, havia certo homem chamado Simão, que praticava a arte mágica, iludindo o povo de Samaria, insinuando ser ele grande vulto; ao qual todos davam ouvidos, dizendo: Este homem é o poder de Deus; aderiam a ele porque há muito os iludira com mágicas” (Atos 8.9-11)


David Copperfield, Criss Angel e o grande Houdini. O que há em comum entre estes homens? São todos eles mestres na arte do ilusionismo: o que você vê não é o que você vê, e palavras e gestos apontam para aquilo que não é. O propósito deles não é mostrar a verdade, mas divertir e sobretudo causar espanto.

Diante de um ilusionista não se pergunta se aquilo é real. Aos espectadores há a alegria de suspenderem momentaneamente o enfado de suas vidas embarcando naquele teatro do entretenimento. Estes homens podem até enriquecer com suas artes mágicas, mas em momento algum chamam o que fazem de “verdade”, ao contrário, vendem ilusão para o público que paga ingresso para ser iludido.

Entretanto, há outra classe de ilusionistas que tem provocado estupor. São os ilusionistas da fé. Desde o início da igreja primitiva eles também se apresentam. Em Samaria havia um homem chamado Simão que iludia o povo com suas artes mágicas, que chamava as mágicas que ele praticava de “poder de Deus”.

Estes também não têm compromisso com a verdade. Prometem transformar ofertas e dízimos em emprego garantido, cura, prosperidade e ascensão social. Assim como o público de Houdini, a platéia moderna não está interessada em analisar os fatos através da categoria da verdade. São pessoas sugestionáveis, e portanto crédulas (que é diferente de ter fé), e jamais usam a bíblia como fonte de critério e discernimento.

Quando vemos milhares de pessoas reunidas, não numa fé libertadora, mas numa fé cega, não amando a Deus com entendimento, mas abrindo mão da razão, e não conferindo palavra por palavra do que lhes é oferecido, então é como se todos estivessem num grande “transe” similar ao espiritismo, com a diferença que os guias estão bem vivos. Nos encontros promovidos pelos ilusionistas ocorre uma espécie de hipnose coletiva, e não há nenhum interesse do espectador em sair daquele estado, por isso barram qualquer pensamento crítico.

Confrontar um ilusionista da fé é um sacrilégio, pois ele se apresenta como o “poder divino”. Aliás, esta é a ação preferida de Satanás: autenticar como sendo de origem divina todo e qualquer ato prodigioso. A ação destes homens cria ilusão e não fé, promove ajuntamento, mas não comunhão, agrada aos olhos, mas não transforma o coração.

Satanás é o Grande Ilusionista. Nele tudo é exagerado, carregado nas cores, nas certezas. Ele promove espetáculos porque lhe falta conteúdo, entretanto domina magistralmente as técnicas de manipulação de massas e de mentes.

Imaginemos uma reunião com quatro mil homens de negócios fazendo uma corrente para alcançar sucesso em suas empreitadas, e para isso obedecem cegamente as ordens emanadas dos ilusionistas (observem que eles sempre pedem para fazer algo estranho para a mágica dar certo). Ao final de um mês, é bem provável que um em cada quatro será bem sucedido, o que garantirá ao menos duzentos testemunhos por um longo tempo. Mas o sucesso aconteceria independentemente de qualquer confissão de fé. Seria o mesmo se fizessem seus pedidos a Buda, Krishna, ou Santo Antão. A razão? Há uma Graça Comum do Eterno para com toda a Sua Criação: “Deus é bom pra todos” (Salmo 145.9), e por isso Ele manda o sol e a chuva tanto para bons quanto para maus.

Onde está o truque? Fazer crer que, eles, ilusionistas, realizaram algo extraordinário. Mas eles jamais mencionam a multidão de desiludidos que depois de algum tempo voltarão para casa amargurados e decepcionados com Deus. Mas isto não importa, pois logo outra gente se reunirá para buscar a “sorte grande”.

Se os ilusionistas da fé realmente fizessem tudo aquilo que prometem já teriam chamado a atenção do IBGE que registraria bolsões de prosperidade em regiões de reconhecida pobreza. De igual modo não há estatísticas provando que os freqüentadores de igrejas de “Confissão Positiva” ficam menos doentes que os demais mortais. Mas posso garantir que a estatística de morte entre eles é 100% igual aos descrentes.

Se os ilusionistas sofrerão severo julgamento, os que se deixam iludir também passarão por ele, pois não acolheram “o amor da verdade para serem salvos” (2Ts 2.9), e é por este motivo que Deus lhes manda “a operação do erro para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade” (2Ts 2.10-12).

Autor: Daniel Rocha, Pastor da Igreja Metodista.

Contatos: dadaro@uol.com.br
.

SHU profético?

.
quer participar? =)

dica do João Rodrigo Weronka - Via [ PavaBlog ]
.

Ritual contra "vibrações negativas".

.

Fonte: [ Claudio Pimenta, em seu perfil no Orkut ]


Rituais de "macumbaria gospel"... o mkt (nada bíblico e desonesto) da IURD utilizando métodos anti-Bíblicos para "arrecadar" alma$.
.

A Parábola do Pink e Cérebro.

.

Os estúdios da Warner Bros. em parceria com o famoso cineasta Steven Spielberg, criaram a alguns anos um desenho animado curioso, “O Pink e o Cérebro”. O desenho narra as aventuras de dois ratos de laboratório, onde o “Cérebro” é um rato baixinho e com uma gigantesca cabeça, que além de muito inteligente, também é acometido de uma megalomania crônica, cujo objetivo diário é “tentar dominar o mundo”, e o seu parceiro o “Pink” é um rato mais alto que adora se exercitar na sua gaiola, cuja imbecilidade acaba sempre estragando os planos maquiavélicos do Cérebro. Eles são parceiros inseparáveis, cujos interesses convergem apenas no fato que o Pink vê no Cérebro o seu melhor amigo, e o Cérebro vê no Pink apenas uma “mão-de-obra” barata.


Há neste desenho animado uma parábola pós-moderna das relações eclesiásticas, dos interesses que permeiam a cristandade evangélica dos nossos dias. Mas o que é uma parábola? A parábola é uma forma de contar uma verdade, utilizando-se de elementos do cotidiano. Essa era a forma preferida utilizada por Jesus para falar as verdades eternas do Reino de Deus para as pessoas comuns, de modo que os mais simples poderiam alcançar a compreensão das suas palavras, e quiçá, os significados profundos dos seus ensinamentos. Vemos em nossos dias inúmeros exemplos da megalomania que se apoderou da mente e do coração dos nossos líderes (nem todos, porém uma grande parte.), dos homens e mulheres que, a priori, foram chamados para “apascentar” almas, para cuidar de vidas, para conduzir este povo tão sofrido e sem direção a Jesus, mas em lugar disto, tornaram-se “empresários” que falam em nome de Deus, como se tivessem adquirido uma franquia de representação comercial do Reino de Deus e seus derivados. Por exemplo, se observarmos o nome de alguns estabelecimentos com a alcunha de “igreja cristã”, notamos claramente a “síndrome de Cérebro”: “....do Avivamento MUNDIAL” (mesmo que só possua uma sala e poucos membros!), “.... uma visão MUNDIAL”, “....INTERNACIONAL de não-sei-o-que”, e por aí vai. Caso você não tenha notado, a maioria dos logotipos das igrejas tem um globo terrestre com uma pomba, ou um fogo, ou símbolos cristãos dos mais diversos.

O grande problema disto, não reside apenas no fato da liderança evangélica no Brasil estar preocupada com o tamanho do seu “rebanho” ou na projeção do seu “ministério”, mas nos meios em que estão utilizando para alcançar os seus objetivos (nós não somos discípulos de Maquiavel, sim de Jesus Cristo, caso o tenham esquecido alguns de nossos líderes!). As relações que se estabelecem dentro de muitas igrejas (escrevo com “i” minúsculo,pois refiro-me a instituição e não ao “Corpo de Cristo”) são de uma superficialidade espantosa, onde as pessoas não são a prioridade e sim os números que elas representam, não são constituídos vínculos fraternais autênticos, mas um jogo de interesses, quase um “fast-food” espiritual.Em nome do Reino de Deus, muitos “atropelam” as pessoas, e se esquecem que o Reino de Deus estabelece-se nas (e através das) pessoas, e que sem elas não existe Reino. Na ânsia de “tentar dominar o mundo”, nesta sede pelo poder (e o pior é que o poder religioso estabelece-se em nome de Deus) perdem a essência de sua missão, perdem a essência do seu próprio ser, como já dizia o próprio Jesus: “o que aproveitaria ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?” (Mt 16.26a).

Mas e o que dizer dos “Pinks”? Será que algum dia vão perceber a sua própria força e passar a viver sem a tutela dos “Cérebros eclesiásticos”? Estarão eles fadados a serem “massa de manobra” ou a superficialidade dos relacionamentos e os constantes fracassos lhes produzirão uma consciência mais amadurecida? Não tenho respostas. A liberdade assusta, é mais fácil e cômodo viver sob a tutela de alguém, do que andar por fé e de acordo com a consciência que o Espírito Santo gera em nós. Precisamos uns dos outros sim, porém estas relações de poder destituídas de amor e amizade, só servem para criar “castas espirituais” adoecer a nossa alma.

A diferença entre esta parábola da vida eclesiástica moderna e o nosso futuro como Igreja, reside no propósito e no roteiro escrito pelos autores. “Deus não joga dados” declarou Albert Einstein, encontrando no Universo um propósito em sua ordem, e além de um propósito a Bíblia declara que “Deus é amor” (I Jo 4.16). Creio de todo meu coração que vale a pena continuar a crer na igreja, como um projeto que dignifica o ser humano, e como expressão de comunhão entre os salvos, e também como agente de implantação dos valores éticos do Reino de Deus. Creio ser possível servirmos a Deus, enquanto servimos ao próximo, porque somente assim, através do amor não fingido e do serviço desinteressado, é que seremos conhecidos como discípulos de Cristo (Jo 13.35).

Continuemos seguindo a Jesus, que não precisa “tentar dominar o mundo”, pois n’Ele, por Ele e para Ele é que existe todo o Universo.

Autor: ALEX LIRA.

Fonte: [ Blog Resgatando a verdade ]
.

Deus virtual?


Não faltavam inventar mais nada! Agora você tem o "Deus Virtual", onde segundo o próprio site:

"Para ganhar você deve pedir..."

Pensando nas leis da positividade, acreditamos que em algum lugar do mundo podemos encontrar alguém com vontade de lhe ajudar ou dar um conselho e até mesmo atender um pedido!

Encontre aqui um lugar para desabafar seus problemas!

Nosso Deusvirtual pode lhe ajudar!"

Clique AQUI para pedir...


Fonte:[ Blog Religiões, Seitas e Contradições ], via [ Notícias Cristãs ]
Por: [ Amenidades da Cristandade
]

Era só o que faltava mesmo...
.

Comparações de notícias "apostólicas".

.
Comparemos a notícia abaixo…


No templo emprestado da Assembléia de Deus do Brás foi a primeira vez que o casal apóstolico se pronunciou publicamente sobre a queda do telhado da sede da Renascer, que no domingo matou nove pessoas. A platéia entre as quais parentes das vítimas, levantou e ovacionou o casal. “Sinto como se tivesse perdido nove filhos”, disse o “bispo”. Ele citou uma das vítimas, Maria de Lourdes, que teria afirmado querer morrer dentro da igreja. “Disse que aqui, entre os mortais, há muito trabalho a ser feito, mas que o melhor mesmo é estar ‘perto de Cristo’”.

Aos parentes, mandou a mensagem: “Essa dor não é de morte, mas de ressurreição”, ao que o público gritava “Aleluia!”. Estevam continuou: “O sofrimento que o Satanás me causa é para alcançarmos a Glória.” Ele também contou que um fiel teria sido chamado à delegacia e quase obrigado a fazer uma denúncia contra a Igreja. “Como é que vou fazer uma queixa contra a casa do Senhor, onde recebo todas as glórias?”, perguntava Estevam aos fiéis.
Agência Estado - 21/01


… com essa aqui, mais recente:

A Associação dos Advogados Criminalista do Estado de São Paulo (Acrimesp) informou que foi procurada por 40 famílias que devem entrar com ação na Justiça por danos morais e materiais contra a Igreja Renascer em Cristo. O teto da sede mundial desabou no domingo, no Cambuci, zona sul de São Paulo, e deixou nove mortos e 108 feridos.

Segundo o presidente da Acrimesp, Ademar Gomes, os familiares devem formar uma Associação de Vítimas da Renascer para organizar a ação.

- Vamos estudar se a ação será coletiva ou individual. Mas já está claro que a igreja é responsável pelo ocorrido e não precisamos esperar a conclusão do inquérito para entrar com o processo judicial - afirmou.
Diário de São Paulo - 24/01


Sem comentários meus no momento. Estou numa fase de profunda reflexão sobre o momento evangélico atual e esse caso da Renascer simboliza, de maneira máxima, todo esse momento. Reflitamos e oremos, mas não viremos as costas para mais esse caso de indisciplina eclesiástica.

Fonte: [ Papo de Teólogo ] Via [ Pulpito Cristão ]
.

Se pedir dinheiro

.

11.4 Qualquer apóstolo que vier até vocês não deve permanecer mais do que um dia, até dois se for necessário; se permanecer três dias, é falso profeta.

11.5 Ao partir, não leve o apóstolo mais do que comida, até encontrar abrigo novamente. Se pedir dinheiro, é falso profeta.

11.7 Nem todo aquele que fala no Espírito é profeta, mas apenas aquele que tem a conduta do Senhor.

11.10 Se o profeta que ensina a verdade não age de acordo com o seu ensino, é falso profeta.

11.12 E qualquer um que afirmar no Espírito “dê-me dinheiro”, ou qualquer outra coisa, não lhe deem ouvidos.

versos avulsos do Didaquê, um dos documentos mais antigos do movimento cristão. Estima-se que o Didaquê tenha sido escrito antes das cartas de João e do livro de Apocalipse, e talvez ainda antes de outros livros do Novo Testamento.

Fonte: [ A Bacia das Almas ] Via [ PavaBlog ]
.

Socorro! Os Levitas Voltaram...

.

Por José Barbosa Júnior

"Toda vez que eu viajava pela estrada de Ouro Fino

de longe eu avistava a figura de um menino,
que corria a abrir a porteira e depois vinha me pedindo,
toque o berrante seu moço, que é pra eu ficar ouvindo."

Os versos dessa canção, imortalizada na voz de Sérgio Reis, bem que poderiam servir em muitos de nossos cultos.

Hoje, em muitas de nossas igrejas o momento alto do culto, do louvor, ou seja lá do que chamarem a reunião, é o momento em que alguém toca o berrante, ou shophar, pra usar uma linguagem bíblico-judaica.

O shophar nada mais é que um berrante, feito com chifres de carneiros, instrumento muito utilizado pelos judeus e por isso mesmo (como tinha de acontecer, é claro!), revivido em nossos dias pelos levitas, cantores-líderes-de-louvor-ministradores que grassam em nosso meio, continuando a fazer estragos na simplicidade do evangelho de Cristo.

Qual o problema de se tocar um instrumento judaico em nossos cultos? Nenhum. Desde que seja apenas mais um instrumento, que sirva para harmonizar ou então enriquecer a música que se canta em apresentação ao nosso Grande Deus.

É aqui que surge o problema. O shophar não é apenas um instrumento, ele é O instrumento. Desenvolveu-se em nosso meio uma espécie de "teologia" para o uso do shophar e isso é problemático porque essas "teologias" são feitas por pessoas sem base bíblica alguma e que baseiam suas principais doutrinas naquilo que "sentem", ou que "recebem" através de uma "revelação especial".

O shophar, segundo algumas dessas teologias é um instrumento espiritual, que ao ser tocado invalida os poderes dos demônios nas regiões celestiais. O shophar, para alguns, é a própria voz de Deus na terra. Ora, isso é no mínimo, ridículo!!

Hoje, qualquer grande evento dos levitas re-judaizantes tem que ter o toque do shophar, senão não é abençoado, não está sob "unção" (Ô palavrinha mal usada nos nossos dias). O shophar virou a "galinha dos ovos de ouro" dos levitas. Todos querem toca-lo, todos querem o poder e a unção que vem dele.

"Grandes nomes" da música evangélica estão difundindo a cultura do shophar em nossas igrejas; Sóstenes Mendes já chegou a escrever que o Shophar faz os poderes celestiais tremerem; Mike Shea, o apóstolo do louvor ( no pavoroso ministério quíntuplo apostólico que Deus "enviou" ao Brasil) tem tocado o shophar em vários eventos, inclusive no maior já realizado no país, na gravação do último CD da Igreja Batista da Lagoinha. Em outro CD, o shophar foi tocado por um "espírito" que uns dizem ser de Deus. Isso mesmo!! O som divino do shophar "apareceu" do nada na gravação, o que mereceu, nas notas técnicas do CD a seguinte declaração quanto a quem tocou os instrumentos: Shophar - ? . Não é brincadeira!! Isso está acontecendo em nosso meio.

Creio que há um paralelo entre aqueles que vão pra igreja ouvir o toque do shophar com aqueles católicos que invadem as igrejas em busca de ver imagens chorando, ou sangrando. O princípio é o mesmo: idolatria! O instrumento é que é santo para essas pessoas.

Quanto ao toque do shophar... é um toque bonito. Nada contra. Mas que seja apenas mais um instrumento em meio a tantos outros, como o violão, o teclado, a bateria... pois o que faz realmente a diferença não é o instrumento em si, mas quem o toca. Desde que haja consagração, vida cristã no altar de Deus, coração aquecido, posso até tocar "caixinha de fósforo" e creio que isso chegará ao céu como cheiro suave, oferta viva Àquele que é digno de receber o melhor dos nossos corações.

Toque o berrante, seu moço! Mas toque também a bateria, o violão, o contra-baixo. Louvai ao Senhor com todos os instrumentos! Louvai-o principalmente, com santidade de vida, como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus... nosso culto racional!

Que Deus nos dê graça,

José Barbosa Junior


Fonte: [ Crer é também Pensar ]

Para ler outros artigos do autor, clique aqui!
.

Cobrar para pregar: isso é correto?

.
.
Por Leonardo G. Silva - Th.M.
.
Essa pergunta já me foi feita várias vezes e graças a Deus tenho minhas convicções muito bem firmadas. A essa pegunta batida e surrada a minha resposta é sempre a mesma: um reverberante não!

Jesus nunca cobrou para pregar às multidões, e assim deixou-nos a preciosa lição de que aquilo que recebemos de graça, devemos dar de graça também. O apóstolo Paulo, apesar das constantes necessidades que envolvem a obra missionária, nunca exigiu que nenhuma igreja lhe enviasse ofertas, antes recebia de bom grado e com ações de graças aquilo que lhe era enviado. A verdade é que nenhum dos apóstolos do Senhor jamais estipularam uma quantia para pregar a palavra de Deus em alguma cidade.

É claro que há alguns textos que enfatizam a necessidade de se sustentar os obreiros: “Digno é o obreiro do seu salário” (1Tm 5.18) e “o que é instruído na palavra, reparta seus bens com quem lhe instrui” (Gl 6.6) estão entre eles. Conheço essas passagens. Jamais disse que um pastor não é digno de receber salário. “O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a colher os grãos” (2Tm 2.6). Não, meu irmão: eu não estou indignado com os pastores assalariados. Estes sim, são dignos de receber tal honra, haja vista o trabalho que desempenham. A minha indignação tem outro motivo.

Cada vez mais no nosso país se multiplicam as estrelas gospels, com seus super ternos marca Armani, seus sapatos de couro de jacaré, suas abotoadeiras de ouro 18 quilates e sua enfadonha e repetitiva mensagem. Muitos chegam a cobrar até 15 mil reais para pregar em uma só noite! É com essa corja infeliz que eu vocifero minha repulsa e desafeto.

Os pregadores shows, ou ainda animadores de auditório, são os trabalhadores mais caros de nosso país. Qual é o profissional formado que ganha 15 mil reais em uma hora de trabalho? Pois é: as estrelas gospels, pregadores de mega-eventos chegam a ganhar 15 mil reais por apenas uma hora de performance sobre um púlpito. Aliás, é por causa disso que vocês dificilmente me encontrarão em congressos de reteté, ovacionando um pacóvio que memorizou meia dúzia de chavões e já pensa que é pregador. Eu tenho colegas pastores que recebem como paga de um mês de pastoreio fiel de sua congregação apenas um salário mínimo e quando muito dois – sim, pois ao contrário do que se pensa, é isso que ganha um pastor da Assembléia de Deus, a maior denominação do nosso país, exceto os que presidem as instituições. Pois é: aí aparece um aventureiro que gravou um DVD lá na “Meca dos pentecostais” (quem lê, entenda) exigindo como salário de uma hora de pregação o que um pastor de igreja não ganha nem em um ano! Tá faltando é óleo de Peroba...

No mundo musical gospel a coisa é ainda pior: 15 mil reais em alguns casos só dá pra trazer o cantor na igreja para cantar 2 a 3 músicas, e só se for com play-back! Certa vez eu quis convidar uma cantora dessas para divulgar a nossa pequena rádio no interior de Minas Gerais, e a abençoada teve a audácia de exigir 17 mil reais, 12 passagens de avião (primeira classe, óbvio!), hotel de luxo e todas as despesas por nossa conta, e isso sem falar no aluguel do ginásio e do som. É claro que eu não “contratei” a irmã estrela.

Realmente esses cantores e pregadores shows são uma das classes mais abusivas que existem no meio evangélico. Eu disse “uma das classes” porque entendo que existe outra ainda pior: a dos contratantes das estrelas. Há centenas de obreiros frouxos que por não conseguirem manter o povo com a Palavra de Deus, contratam um profeta fanfarrão para dar ao povo pão e circo. E não só isso, mas também convidam estrelas extravagantes que com uma melodia hipnótica levam o povo a um frenesi doido. Estes, “choram” as suas melodias sem sentido tocadas geralmente em quatro acordes, enquanto pensam no cachê que vão receber logo depois que o “culto” acabar. Sim, os contratantes são os piores, pois estes tiram o dinheiro da boca do obreiro assalariado, que durante anos serve ao seu líder denominacional sem nunca levantar a voz e dão às estrelas (de)cadentes, que não têm nenhum compromisso com a igreja: pregam e cantão hoje aqui, e amanhã sabe Deus onde estarão... E assim, o dinheiro que poderia ser investido na assistencia social, na costrução de novas igrejas, em salário de obreiros e na obra missionária, acaba sendo entregue ao ídolo gospel. É isso que acontece nos mega-congressos da sua igreja, meu caro! Ou você pensa que aquele cantor super pop star e aquele pregador do reteté que prega na televisão vai na tua igreja de graça? Eles cobram, e o cachê deles é caríssimo.

É por isso que eu não pago pregador nem cantor para pregar na igreja; eu dou é valor na prata da casa, nos obreiros fiéis que estão ao meu lado e nos músicos da igreja. Que Deus me livre de tirar a comida da boca de um obreiro fiel que se dedica ao pastorado de tempo integral, para dar para um aventureiro farsante e aproveitador da fé alheia. Comigo não, violão! rs...

Não gosto, não apoio e não creio que essa exploração existente no mercado gospel seja bíblica. Quem cobra cachê para pregar nunca vai pregar na minha igreja (mesmo porque ela é pequena, obra missionária, e não tenho os 15 mil para pagar para as estrelas da pregação, rs). Verdadeiro é o ditado que diz que “o homem que se vende, não vale o que pede”.

Fonte: [ Pulpito Cristao ]
.

McJesus: FastFaith da igreja brasileira

.

“Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim!” Essa é a oração que muitos tem feito. Oração? Ficou doido de novo! Pode até ser, mas pessoas têm feito essa oração e talvez até você mesmo! “Como assim”, você se pergunta. Explico: Somos a geração da pressa, da rapidez da velocidade, da correria, do FAST FOOD! Você já comeu em um restaurante assim em sua vida, tenho certeza. Quem não gosta de um Big Mac? Alguns raros seres humanos. Em grande maioria, todos gostamos. E por quê? Porque é gostoso, mas principalmente porque é rápido de ser feito. Aliás, se você escolher Big Mac não precisa nem esperar. Na verdade ele já está lá naquela prateleira de inox esperando ansioso para ser devorado por você! Comemos sem nos importar com o fato de que se trata de um dos alimentos menos saudáveis que existem! Mas é rápido! Se eu estiver com pressa, me atende no mesmo instante. Você simplesmente chega lá e diz: “Me dá uma número um!”. Não é? E você devora aquilo em questão de segundos! Nem percebe, mas se brincar em três mordidas... Acabou! Só restam as calorias inflamadas em seu interior!

A síndrome do FAST tomou conta da Igreja, e juntos, em uníssono, oramos a preciosa oração do McJesus (Jesus in English!). “Dois milhões de Euros, palácio, jato, benção especial, flash e clicks, mansão com limosine". É o MacJesus! É o MacJesus!

É a mais pura verdade: Querem o que chamam de bênçãos divinas na mesma hora, no mesmo segundo. Querem as riquezas que esse mundo pode oferecer, afinal de contas, são filhos do Rei. Como filhos do Rei, não podem sofrer, não podem passar por provações e privações. São seres prósperos e intocáveis. Pessoas que acham que acharam Jesus, e por isso se acham, mesmo não tendo ele se achado. Lê de novo essa frase; eu sei que ficou embolada! Rs, rs. A moderna FAST FAITH (Fé rápida) é perigosa e seus desdobramentos serão responsáveis pelo aniquilamento da igreja e de sua missão. Você não precisa concordar comigo. Já estou meio acostumado a remar contra a maré.

Nós somos um bando de palhaços, essa é a verdade. Achamos que o certo é eu ter um jato particular e ir até a África demonstrar minha prosperidade e a fidelidade de Deus na minha vida. Chegando lá prego para as pessoas mais miseráveis do planeta e afirmo que Jesus vai prosperá-los se o reconhecerem como Salvador.

Essa fé mentirosa, que acha que Deus é máquina de CocaCola que você põe 1 real e ela cospe a sua benção imediatamente, pode ser responsável pelo maior fracasso da Igreja em toda sua história. Nunca se teve tanto dinheiro e se fez tão pouco! Se ensinamos aos jovens e crianças de hoje que eles têm que ser os mais prósperos do mundo, que têm de ter todos os itens da oração do MacJesus atendida, como essas pessoas serão capazes de viver e conviver em situações de privação por causa da Missão que nos foi designada, seja aqui, seja na África. “Mas isso não ocorrerá”, pode dizer um pregador. Palhaço, sem vergonha, mentiroso, canalha, enganador, suplantador, aproveitador (parece que estou descrevendo Satanás!). Faço a você o convite de ler Hebreus 11. Se não concordar, queime sua Bíblia e vá viver no Reino Encantado de Ronald McDonald e seus amigos.

Minha fé não é macarrão instantâneo, não é Nissin Miojo. Ela não está interessada no que Ele pode me dar. Ela não se baseia nas condições de minha vida, se sofro, se não, se sou rico, ou não. Próspero sou, porque tenho a pérola de grande valor. Isso me basta. Do resto, quero simplesmente me submeter a sua preciosa vontade, seja para o que for. Quero entrar na galeria dos heróis da fé, dos quais o mundo não é digno, saca? Não me interessa nem um pouco outra coisa. Oro assim: “Dois testemunhos, ou mais, tesouro e morada celestial, completei e guardei a carreira até o fim”. É ser como Cristo, como Cristo!
.
***
Fonte: [ Crente Q.I. Pensa! ] [Via: Púlpito Cristão]
.

Desculpas "apostólicas".

.
Uma semana depois do acidente na Igreja Renascer de São Paulo, quando o teto caiu e nove pessoas morreram, os bispos Sonia e Estevam Hernandes realizaram neste domingo um culto via satélite, diretamente de Miami, a cerca de mil fiéis que lotaram o Club Homs, na Avenida Paulista. Detidos nos Estados Unidos, os dois classificaram de fatalidade a tragédia e disseram que "irão se levantar contra os inimigos que nos perseguem".

- É bom não mexer conosco, ou nos levantaremos para perseguir nossos inimigos assim como nos perseguem - disse Sonia.

O culto foi realizado mesmo diante de multas aplicadas pela prefeitura, sob a justificativa de que a direção do clube não havia apresentado alvará de funcionamento .

- Estamos recebendo uma multa por hora. Sabe o que significa essa multa? Uma tentativa de impor humilhação à igreja - disse Estevam, aplaudido pelos fiéis.

Sonia dedicou cerca de 20 minutos do discurso para pedir ofertas aos fiéis. Enquanto pregava, funcionários da Renascer andavam por entre as cadeiras carregando máquinas de cartões de crédito e débito e sacolas vermelhas onde se colocavam os envelopes com dinheiro. Nele, o aviso: "Em caso de cheque, favor cruzar e colocar nominal à igreja. Pois assim diz o Senhor Deus: A farinha da panela não acabará". Em seguida, enquanto os fiéis davam dinheiro, a bispa pregou:

- Agora não tem mais minha nem sua, a oferta é nossa - disse ela.

Funcionários da igreja vigiavam os jornalistas que acompanhavam ao culto. Não era permitido tirar fotos. Na hora da oferta, os seguranças da Renascer reforçaram a vigília sobre os repórteres.

fonte: O Globo
dica da Priscila Ribeiro

"A farinha da panela não acabará." Já a vergonha na fuça acabou há muito tempo nas plagas (c/ trocadilho) apostólicas...

Via [ PavaBlog ]

.

Silas, René, Valnice. Todos juntos ao lado da "visão celular".

.

Nesse último final de semana em Brasília (17 a 19/07/08), durante o Congresso Passando o Manto, com líderes da Visão celular como: Apóstolo René Terra Nova, Apóstola Valnice Milhomens e Profeta Dr.Morris Cerullo e Rev. Dr. Mike Murdock, entre outros, o pastor assembleiano Silas Malafaia, que dizia nunca dividir o mesmo altar com gedozistas, mas que junto com nossos pais apostólicos em tudo quanto é congresso da Visão, sobe o mesmo altar mais uma vez e pediu em público diante de uma tremenda e apostólica multidão, PERDÃO a Apóstola Valnice Milhomens, pelas ofensas, agressões verbais e calúnias que liberou durantes muitos anos a Ap. Valnice, por causa da Visão.

Após essa atitude mais que devida, a multidão liberou brados extravagantes e muitas lágrimas e línguas diante dessa tão maravilhosa e dígna atitude. Sem esquecer que no mesmo dia, Silas abraçou reconciliando-se com os ministros do Min. Trazendo a Arca (ex-Toque no Altar), a quem Silas Malafaia havia ofendido sem direito de resposta em uma de suas pregações-políticas em uma determinada denominação.
Fala tanto que se perde, e tem que constantemente estar se retratando, em público por suas atitudes e conceitos pré-elaborados, que muitas vezes pode levar a "Forca" pessoas inocentes, como no caso do Povo da Visão Celular, que quase foi massacrado devido seus (nossos) ideais, por "crentes" sem nenhum conhecimento do Reino.

Hoje Silas está mais envolvido com a Visão do que muitos discípulos, isso sem esquecer do perdão que ele pediu ao Apóstolo René em um encontro de pastores nos EUA.

Silas como sempre, muda de idéias e de conceitos facilmente como quem muda de roupa. Antes era contra a doutrina da prosperidade e hoje vive elogiando o Profeta Morris Cerullo e o Rev. Mike Murdock; vivia condenando a doutrina do G12 e hoje vive nos elogiando e pegando carona em nossos congressos.

E nossos apóstolos René e Valnice, pais e verdadeiros Profetas de YHWH, que mais uma vez vêem se cumprir mais uma de suas profecias:

"Todos aqueles que nos afrontaram e caluniaram irão em breve se reder a Visão celular no Modelo dos 12, em nome de Yeshua!"

Fonte: [ www.diariodeumprofeta.blogspot.com ]

Depois deste texto acima, digno do "povo apostólico gedozista", para quem ainda tinha dúvidas, aí está mais uma "testemunha apostólica" relatando o ocorrido na conferência "Passando o Manto" em Brasília, que aconteceu ano passado, quando o Pr. Silas Malafaia esteve presente em sua primeira participação em congresso juntamente com o pessoal do G12 no Brasil.
O interessante é a profetada em que os "pais e verdadeiros profetas de YHWH"(segundo o povo apostólico), Sr. René e Srª. Valnice, "profetizaram" a respeito daqueles que se opõem à visão celular no modelo dos 12. Parece que a "profetada" se cumpriu em Silas, ou o mesmo resolveu "cumpri-la" em si próprio... Pela lógica, fico com a segunda opção. Basta ver abaixo os links de postagens anteriores que analisam alguns "atos" deste povo.

Para saber quem é a Apóstola Valnice Milhomens, clique aqui!

Sobre René, clique aqui!
e aqui

Para saber mais sobre a junção entre Silas e René, clique aqui
e aqui.Sobre visão celular G12 e genéricos, clique aqui!

Ruy Marinho .

Jesus Camp.

.

O documentário americano "Jesus Camp" é assustador.

É possível baixá-lo na internet ou ver trailers no You Tube, por exemplo. Ele mostra a vida de algumas famílias protestantes americanas e o esforço feito pelas mães e pais para manter os seus filhos longe da influência supostamente maligna do resto das pessoas não-cristãs.

As crianças são retiradas do convívio da sociedade e de outras crianças não-cristãs, inclusive não freqüentam escolas. São educadas em casa, pelas próprias mães e o que lhes é ensinado tem q estar sempre de acordo com a Bíblia, como o Criacionismo, por exemplo.

As crianças passam várias horas dentro de igrejas ou em contato com "ministros da fé", sendo doutrinadas o tempo inteiro. São ensinados desde muito pequenos a pregar a todos aqueles que encontrarem, seja crianças como eles ou adultos.

São ensinados também que a fé cristã é a única e verdadeira e que todo o resto é absurdo e errado.

Tem uma cena que um menino de uns 10 anos diz: "Eu tenho nojo quando encontro com pessoas que não são cristãs e acho que o mundo seria muito melhor se todos acreditassem em Jesus como eu”.

Essas crianças choram, sofrem e se lamentam por pecados que elas supostamente cometeram... E se martirizam pedindo à Deus que as perdoe. Mas que pecados tão graves crianças entre 6 e 12 anos poderiam ter cometido? Falar mal de um coleguinha, por exemplo? O sofrimento e o sentimento de culpa são impressionantes... Eles choram até soluçar. É absurdo demais... Sinceramente é nojento. Tem q ter estômago pra assistir. Elas são usadas como uma arma de pregação... Sobem no púlpito e falam feito adulto.

Lembram da "Menininha pastora"? É muito pior... Imaginem uma fábrica delas! Enfim... Pelo menos eu, tenho medo deles. Imagino daqui há uns 10 ou 20 anos... E se um desses estiver no lugar do Bush, como presidente da maior potencia econômica e militar do mundo? Será que continuará existindo liberdade religiosa?

*Comentário da Folha sobre o filme.

Abaixo trailer:






Fonte: [ Lion of Zion. ] via [ PavaBlog ]

Após ler isso fiquei até sem comentários perante tanto horror com as crianças...
.

Proteja-se da crise financeira mundial.

.

Essa demonstração gratuita (fora o dízimo) de neo-pentecostalismo vem da Igreja Templo da Verdade, em Belo Horizonte, sob a tutela do pastor Wagner. Em seu site você encontra um conteúdo extremamente voltado ao apelo financeiro e místico, com exemplo abaixo da sua programação de culto:

SEGUNDA-FEIRA: AS 19.45HS-REUNIÃO DA CONQUISTA,UMA NOVA VISÃO PARA REALIZAÇÃO FINANCEIRA E PROFISSIONAL.
QUARTA-FEIRA: AS 19.30HS-REUNIÃO DO FORTALECIMENTO ESPIRITUAL.
SEXTA-FEIRA: REUNIÃO DE LIBERTAÇÃO AS 19.30HS - ORAÇÃO FORTE CONTRA AS OBRAS DO MAL. SINTOMAS DE POSSESSÃO; INSÔNIA-DOR DE CABEÇA CONSTANTE - VISÃO DE VULTOS - AUDIÇÃO DE VOZES - DESEJO DE SUICÍDIO - DOENÇAS QUE OS MÉDICOS NÃO DESCOBREM A CAUSA - PERTUBAÇÃO NOTURNA - VITIMA DE INVEJA OLHO GORDO, PARTICIPE CONOSCO.
DOMINGO: REUNIÃO AS 9HS E AS 19HS - CONCENTRAÇÃO DE FÉ E DE MILAGRES NO PODEROSO NOME DE JESUS COM O MANTO CONSAGRADO - PARE DE SOFRER
, ASSISTA AOS NOSSOS CULTOS AO VIVO PENA NET

Eu realmente sei que essa é apenas mais uma de inúmeras igrejas neo-pentecostais com esse tipo de apelo. Mas se nós não começarmos a levantar nossas vozes em coro para ensinar, instruir e até mesmo denunciar certas práticas ditas cristãs que na verdade são anti-bíblicas, seremos tão culpados quanto quem promove esse tipo de apelo.

E agora, aproveitando o ensejo, me respondam, por favor, o porquê de, nesta foto abaixo retirada do site deles, as pessoas sendo consagradas como ministras estarem segurando um cheque-modelo?


Fonte: [ http://papodeteologo.gospelmais.com.br ]

.

Fatos e Fotos [4] - Continua os fetiches gospel.

.

Rosa ungida, está virando moda em muitas igrejas por aí...
Fetiches gospel.



Este líquido chamado "H2O", é vendido em uma igreja específica.
Funciona da seguinte forma: Você deve derramar na roupa da
pessoa amada e lavá-la com essa "água ungida".
Mais macumbaria gospel...

Fonte: Dica de [ Claudio Pimenta ] em seu perfil do Orkut.
.

Quer ser Apóstolo? É super fácil...

.

Fonte: [ "escola" de pastor/apóstolo ]
Via [ PavaBlog ]

Você que é um "simples" pastor ou obreiro, presbítero, diácolno, etc... que tal esta oferta? Somente R$320,00 para ser reconhecido como "Apóstolo". Nunca foi tão fácil ser um apóstolo contemporâneo.

O site ainda oferece vários cursos relâmpagos (Pastor, bacharel direito eclesiástico, bacharel administrador eclesiástico), tudo por internet ou correspondência, onde em média de 3 meses você se forma para adquirir o título e o reconhecimento necessário, tudo isso desembolsando a partir de 1.000,00. Além também de títulos "eméritos" e "honoríficos" à um preço de banana .

Uma verdadeira "vergonha" para o evangelho! E a internet está cheia dessas coisas...

Ruy Marinho .

Templos de Goiânia pedem socorro.

.



Fonte: [ Diário da Manhã - Goiânia-GO ]

A tragédia que aconteceu no último domingo em São Paulo, em que o teto da Igreja Renascer em Cristo desabou, matando nove fiéis, chama a atenção para as Igrejas de Goiânia.

Em uma breve ronda realizada pela reportagem do Diário da Manhã, por nove bairros da região metropolitana, constatou-se que os templos religiosos estão carentes de manutenção. Estes são isentos de alvará de funcionamento e localização, o que anula exigência do cumprimento de fiscalização periódica por parte de órgãos competentes.

Abrir uma igreja em Goiânia é mais fácil que parece. Ao contrário dos estabelecimentos comerciais, que necessitam cumprir uma série de requisitos, templos religiosos gozam de privilégios porque não há no município legislação que cuide da instalação e manutenção dos templos...

...O artigo 111 do código de Postura de Goiânia isenta essas instituições da obrigatoriedade de alvará de funcionamento e localização. O Plano Diretor aprovado em Outubro de 2007 abriu uma brecha e deixou de fora as igrejas quando à normalização de lugar adequado para funcionamento e edificação de novos templos.

(Código de Posturas de Goiânia: DA LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, INDUSTRIAIS, PRESTADORES DE SERVIÇOS SIMILARES - CAPÍTULO 1 - DA LICENÇA PARA LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

Art. 111 - Nenhum estabelecimento comercial, industrial, prestador de serviços ou similar poderá iniciar suas atividades no Município, mesmo em caráter transitório, sem que tenha sido previamente obtida a licença para Localização e Funcionamento, expedida pelo órgão próprio das posturas municipais. §5º: Ficam dispensados da exigência do alvará de funcionamento os templos religiosos. (acrescido pela Lei Complementar nº 096 de 26 de setembro de 2000).


Até mesmo o presidente do Conselho de Pastores de Goiânia, Apóstolo Sinomar Fernandes da Silveira, é a favor de alvará de funcionamento e localização para as igrejas. Ele acredita que a isenção dada aos templos foi uma ação precipitada porque facilita que qualquer pessoa possa abrir uma igreja sem os devidos cuidados.

"O alvará protege os fiéis dos falsos religiosos, que não estão preocupados com a segurança."

Para ler o restante da matéria, clique aqui.


É... como diria um bom Goiano, "o trem tá feio".
Depois ainda põem a culpa em Deus.
.

Peritos afirmam: Igreja desabou por falta de manutenção.

.

Fonte: [ Folha Gospel ]

Técnicos da Polícia Científica, do Departamento de Controle do Uso de Imóveis (CONTRU) e da Defesa Civil iniciaram os trabalhos para descobrir as causas do desabamento que matou 9 pessoas e feriu outras 106, sendo 8 em estado grave, no início da noite de domingo.

Os primeiros indícios mostram que a estrutura desmoronou por falta de manutenção, pequenas infiltrações e excesso de peso causado por ar-condicionado, aparelhos de som e de iluminação colocados indevidamente no teto nos últimos anos, conforme os técnicos revelaram ao Estado.

Fotografias feitas ontem pelos órgãos da Prefeitura mostram cupim na madeira do telhado, além de vários equipamentos de som e de luz que sobrecarregaram o teto. A instalação do ar-condicionado também foi feita sem levar em conta que a estrutura não aguentava tanto peso. "Pela condição do cimento, da madeira e das vigas de ferro, é possível falar que falta de manutenção também deve ter sido essencial pra tragédia", disse uma das peritas que trabalham na investigação.

O presidente da Renascer, o deputado federal Geraldo Tenuta Filho (DEM-SP), o Bispo Gê, disse que o teto não oferecia perigo, a manutenção era feita anualmente e ele "nunca permitiria a entrada de fiéis em um local condenado". Bispo Gê ainda anunciou que indenizará as famílias das vítimas.

Prefeitura e Renascer passaram o dia de ontem tentando se eximir da responsabilidade pelo desabamento. A igreja tinha alvará de funcionamento expedido em 15 de julho de 2008, acompanhado de um laudo técnico assinado pelo engenheiro Carlos Alberto Freire de Andrade Neto atestando a segurança.

Segundo o secretário de Habitação, que assumirá em breve a de Controle Urbano, Orlando Almeida, os técnicos do Contru só são obrigados a checar as saídas de emergência e os equipamentos de segurança, mas não as condições estruturais do imóvel. "Isso é responsabilidade do proprietário", disse ele. A Renascer limitou-se a afirmar que tem alvará válido até 2009.

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea/SP) informou que o engenheiro Andrade Neto, que assinou o laudo técnico, poderá ser responsabilizado criminalmente pela tragédia. A entidade também vai investigar o desabamento. O engenheiro não foi localizado pelo Estado.

O que nem o governo nem a Igreja conseguiram esclarecer é que o teto do templo da Renascer passou por uma reforma "total" entre setembro e novembro de 2008, que não foi comunicada à Prefeitura. A informação do deputado estadual José Antonio Bruno (DEM), bispo primaz da Igreja, é que o telhado e as telhas foram trocados. Pela legislação municipal, o Contru deveria ter sido informado previamente sobre a obra, o que não ocorreu, segundo a Secretaria da Habitação. O templo, portanto, estava irregular e passível de fechamento.

A promotora Mabel Tucunduva, da Promotoria de Habitação e Urbanismo do Ministério Público Estadual, disse que, em 1998, instaurou procedimento para apurar as condições de funcionamento de templos e igrejas da capital. Na ocasião, um laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) apontou "risco de ruína total ou parcial da estrutura (de sustentação do telhado)".

Após a reforma, no ano seguinte, um engenheiro, um arquiteto e o próprio IPT liberaram a sede da Renascer. "É inadmissível que, dez anos depois, esse telhado tenha ruído", disse a promotora, que agora pretende investigar os demais templos da Renascer na cidade. O promotor Ricardo Andreucci vai acompanhar o inquérito sobre o acidente, instaurado na 1ª Delegacia Seccional. Na segunda, seis pessoas foram ouvidas.

A Secretaria da Habitação informou que recebeu apenas um pedido de alvará de funcionamento da Renascer em dez anos. A pasta disse ainda que, se o proprietário não pede o alvará, "está sujeito a fiscalizações". Ainda assim, não soube esclarecer por que o local não foi vistoriado antes.

Via [ Púlpito Cristão ]
.

O que os Cristãos acham dos "transgênicos"?

.

Fonte: [ www.pulpitocristao.blogspot.com ]

Transgênicos, convertei-vos...
.

“Desligue vitória”.

.

Por: René Vasconcelos


Hoje cheguei cansado no prédio onde moro e fui parado pelo porteiro da noite, um rapaz muito simpático, com o celular na mão e uma expressão de dúvida no rosto. A questão era a seguinte: ele - não cristão - passou a noite vendo a programação do Silas Malafaia e, ao ouvir sobre receber mensagens pelo celular, decidiu assinar o canal de mensagens. O problema é que, agora, ele não conseguia mais desabilitar a assinatura e seu crédito estava acabando por causa das mensagens recebidas (um custo de dez centavos por mensagem recebida).

Como eu sou o “cara que escreve sobre religião”, ele pensou que eu soubesse como desvencilhar de tal assinatura. Eu, apesar do cansaço, peguei o celular e comecei a verificar como se cancelava a assinatura das mensagens por telefone; primeiro consegui descobrir que o canal de assinatura se chama “Vitória” e que era necessário mandar uma mensagem com o texto “desl vitoria” para o número da central. Pois bem… tentei, tentei, de várias e diversificadas maneiras desligar a “vitória”, mas sem sucesso; a central sempre retornava a mensagem de que não compreendeu o que estava escrito. Vencido, entreguei o celular de volta ao porteiro; ele realmente teria de continuar pagando os dez centavos por mensagem até encontrar um jeito de cancelar a assinatura das mensagens.

Ao subir no elevador comecei a pensar… realmente o evangelho atualmente é tratado como produto; você paga dez centavos e tem uma mensagem de fé; compra isso ou aquilo e é abençoado, etc, etc. O porteiro, se arrependeu da assinatura e voltou para o jargão “esses crentes só pensam em dinheiro“. Aborrecido, vai ter que se contentar em gastar seus créditos com as mensagens… “Bem feito”, eu disse a ele, entre risos, ao entregar o celular, “da próxima vez pense duas vezes antes de comprar qualquer coisa que se vê na TV”.

Pena que esse “qualquer coisa” em questão seja o evangelho, tratado como tal.

Autor: René Vasconcelos
Fonte: [
http://.papodeteologo.gospelmais.com ]
.

Superstições evangélicas.

.

A tragédia de domingo passado, na matriz da igreja Renascer aqui em São Paulo, trouxe a tona uma característica marcante do evangélico: a supersticiosidade. Sim, por mais chocante que essa afirmação possa parecer, nós evangélicos dividimos e até mesmo ensinamos diversos ritos supersticiosos que impregnam a nossa maneira de agir e pensar.

Quantas vezes você já não viu alguém achando que teria um mês terrível porque não participou da ceia? Ou que seria castigado porque deixou a Bíblia cair no chão sobre o piso molhado? Ou que iria morrer em desgraça porque não teve condições de dar o dízimo? E quando acontece algum problema na vida alheia então? “Hmmm… é Deus castigando” ou “O diabo tá furioso!” são comentários corriqueiros.

E é exatamente nesse ponto que o incidente da Renascer deixou transparecer bem. As mensagens vindas da Renascer e de seus membros culpavam ao “diabo”, pois ele estaria “furioso com as obras da Renascer”. Enquanto os “anti-neo-pentecostalismo” chamavam o incidente de cobrança divina pelos supostos desvios financeiros que causaram a investigação policial sobre os fundadores da igreja apóstolica.

Esse tipo de questionamento é extremamente supersticioso; tetos caem em inúmeros lugares, basta para isso a construção estar avariada, antiga ou mal planejada. O diabo não ficou pulando em cima do teto para que ele caísse e nem tão pouco Deus afundou o teto para castigar o casal apostólico. Temos mania de dar tom sobrenatural às coisas! De culpar espíritos, demônios e capirotos por fatos simplesmente humanos. Deixemos de lado a supersticiosidade, o mistificar fatos, tentando empurrar culpas que muitas vezes são nossas.

Portanto, paremos de nos cegar com superstições que não nos levam a lugar nenhum; talvez assim poderemos enxergar o que realmente nos faz mal em nossas vidas.

Autor: René Vasconcelos
Fonte: [
http://.papodeteologo.gospelmais.com ]

.

É uma questão de "dinheiro"...

.



Algumas (in)fluências dos líderes neo-pentecostais brasileiros...
.

O "óleo ungido" do amor...

.





Em 7 dias traz a pessoa amada de volta! Pai de santo "gospel" e suas macumbas...

Fonte: [ www.youtube.com ]
.

Vulnerabilidade dos crentes.

.
O cenário da igreja evangélica parece não ter conserto. Parece que quando penso que chegamos no fundo do poço sou surpreendido com mais alguns metros p/ descer na lama. É lamentável a tragédia ocorrida no templo da Renascer, mas, é tão triste quanto qualquer outra tragédia.

Talvez os "crentes" sintam uma estranheza ou uma sensação diversa por estarem acostumados a "livramentos" e "milagres". Muitos acostumados - ou programados - a pensar que são "cabeça" e não "cauda", são abalados com um evento como esse que testemunhamos.

Suas mentes moldadas nessa teologia da imunidade entram em "parafuso" quando são despertos para a realidade. Que realidade? Que o Sol brilha para justos e injustos e a tempestade alcança tanto estes como aqueles.

Então onde está, de fato, a diferença para nós cristãos? A diferença não está na manipulação da realidade... nem no mover do "espiritual" em nosso favor no sentido de nos tornar blindados aos infortúnios da vida. O diferencial está - ou deveria - em nossos corações, em nosso caráter como servos e discípulos de Cristo. Que como tais, podem tudo Naquele que os fortalecem. De maneira que, são capazes de suportar pela fé a pobreza, o sofrimento, a tragédia, a injustiça e a escassez... e na mesma Força são capazes de permanecer fortes e fiéis na riqueza, na alegria, no conforto, na justiça e na abundância!

Nota-se então, que o que nos diferencia dos que não são de Cristo, não é como inferimos na realidade, nos eventos aleatórios ou no mundo ao nosso redor, mas como estes nos afetam ou não ao ponto de fazer emergir a transformação que o Evangelho deve produzir em nós.

O acidente com a Renascer só nos mostra que somos tão vulneráveis quanto todos. E que são em momentos assim que devemos florescer Cristo dentro de nós em humildade e oração.

Autor: Thiago Mendanha, via [PavaBlog]

.

Responsabilidade Divina?

.

A Igreja Renascer utilizou ontem toda a sua estrutura de comunicação - rádio, TV e portal - para se defender das acusações de negligência no desabamento de anteontem e atribuir a um "milagre" não terem ocorrido mais mortes do que as nove registradas. Uma mensagem do comando dizia que a Renascer estava "estarrecida e chocada" com o ocorrido.

Na maior parte do tempo, porém, a tragédia foi ignorada nas emissoras da entidade. "Venha estar conosco nas Igrejas Renascer em Cristo, que continuam com suas atividades normais."Na internet, pastores e seguidores da Renascer afirmaram que o acidente ocorreu porque "Deus sabe o que faz" e que "tudo estava sob controle absoluto de Deus".

"Vamos agradecer a Ele esse grande livramento: se o teto tivesse caído na hora do culto, agora poderíamos contar mais de 500 mortos. Louvemos a Deus", dizia uma mensagem no site da Igreja.

Contrastando com o clima de consternação geral, um pastor disse no início da tarde de ontem, na Rádio Gospel FM (emissora da Renascer), que a segunda-feira era um dia de "muitas vitórias e milagres", apesar do ocorrido.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Notícias MSN [via Sobre fé e + um pouco] [Via PavaBlog]


A culpa é de Deus agora?
.