"O Senhor te repreenda!" ou "Eu te repreendo!" ?

.
..."A razão pela qual discordo do uso do termo "repreender" pelos cristãos de hoje, para cercear a atuação demoníaca, não é somente a falta de evidência explícita. Existem razões teológicas. Repreender os principados e potestades é prerrogativa de Cristo somente, pois foi ele quem os venceu por sua morte e ressurreição. Além disso, ele é Deus e Senhor sobre os elementos, podendo, por isso, repreender os ventos, o mar, as tempestades. Ele é o criador e o Senhor e por isso diz ao demônio, "cala-te, sai dele, vai para tal lugar...!" Ele é DEUS! Se as pessoas vão usar o Senhor Jesus como modelo para "repreender" demônios e doenças, deveriam também passar a repreender tempestades e a fúria dos elementos - mas até onde sei, ninguém tem reivindicado ser capaz de fazer isso com sucesso.

Para mim este ponto fica claro na narrativa que Judas nos dá acerca do incidente entre o anjo Miguel e Satanás:

"O arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!" (Judas 9)

Nós estamos falando do arcanjo Miguel, que é o mais poderoso dos anjos de Deus. Lemos isso no Velho e Novo Testamentos. É o chefe das hostes espirituais angélicas de Cristo. Esse ser perfeito, sem pecado, muito mais poderoso do que os humanos e que assiste na presença de Deus, em certa ocasião, quando disputava o corpo de Moisés com Satanás (parece que Satanás queria tomar o corpo de Moisés para, talvez, levar Israel a pecar, idolatrando o seu corpo morto), não se atreveu a pronunciar juízo infamatório contra Satanás. Isso é o oposto do que muita gente hoje está fazendo (e não se comparam nem de longe com Miguel em poder). Miguel se limitou a dizer: "O Senhor te repreenda!"

Assim, não vejo nas Escrituras que foi dada autoridade aos crentes para repreender as hostes malignas, pois isso é prerrogativa de Cristo e do Pai. Entretanto, podemos orar e dizer: "Ó Senhor, repreende a Satanás, que procura perturbar a tua obra entre nós, afasta suas tentações, tem misericórdia, livra-nos do mal..." Não vejo problemas em que oremos assim. Na realidade, esta oração me parece bem mais bíblica do que decretos de determinações por parte de alguns. Quando os crentes da Igreja do período apostólico se viram encurralados pelos líderes religiosos em Jerusalém, simplesmente se dirigiram a Deus e suplicaram que o Senhor olhasse para aquelas ameaças. Entregaram-se ao Senhor e Juiz de todos, esperando que ele fizesse justiça e juízo na terra (At 4.29).


Autor: Augustus Nicodemus Lopes
Fonte: O que você precisa saber sobre batalha espiritual, Augustus Nicodemus Lopes, Ed. Cultura Cristã, 4 edição, pg 124, 125, São Paulo, 2006.
Via: [ Mocidade da 1IPC-GYN ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

26 comentários

Gostei muito do texto, gostaria, se possível, que publicasse mas sobre esses jargões cristãos como o "Eu te abençoo", "eu profetizo"... essas coisas. Parabéns pelo blog, estou sempre acessando e colocando algumas no meu blog (umap-vca.blogspot.com). Abraço
Leandro

Responder

Texto perfeito. Simples e profundamente fiel às Escrituras Sagradas.

Abraços

Responder

Certa vez pus um comentário paralelo a esse na comunidade Odeio Diante do Trono, no orkut, critricando a postura da "pastora" Ana Paula Valadão, que fazia ceninhas de chutar o Diabo e humilhá-lo.

Expliquei que não cabe o circo que os cantores e "pastores" "evangélicos" vem fazendo nos últimos tempos, onde o Diabo é escarnecido como um palhaço.

Triste foi ver um valadete dizer que eu não sabia de nada de batalha espiritual, que o que eu disse (eu baseei tudo na Bíblia) era tudo besteira e que eu não era ninguém para criticar a "ilustre" imitadora de leões.

Enfim, triste porque na cabeça desse povo dito "de Deus" a Bíblia é preterida e desprezada enquanto o louvor a ídolos e a marmotas besuntadas de religião é a constante.

Responder

Muito bom o texto. Também acho horrível e totalmente sem base bíblica essa mania de "amarrar" tudo.

Responder
Anônimo mod

Para quem acha que é errado amarrar demonios.
1-Disse Jesus: Quem pode entrar na casa do homem valente e tomar os seus bens, sem primeiro amarra-lo? (Referindo-se a espiritos malignos)
2-Disse Jesus: Em meu nome expulsarão demonios...
3-Disse Jesus:Estes sinais seguirão aos que crêem
4-Disse Jesus: Aquele que crê fara todas as obras que eu faço, e as fara ainda maiores...
5-Os apostolos expulsavam demonios.
Na oração que o autor ensinou, se quer orientou os leitores a usar o nome de Jesus.
O argumento de que Miguel era o maior se Angelical é muito fraco, ja que a bíblia diz em Hebreus, que Jesus se fez um pouco menor do que os anjos, e ainda assim expulsava demonios.
A unica base bíblica usada pelo autor foi em Judas, onde ser aparece a tal palavra "REPREENDER".
Quando o autor quiser questionar um cristão sugiro que seja mais inteligente.
Fique na fé dos sete filhos de Ceva, que eu fico na fé de Jesus e dos apostolos.
Afinal, des do tempo de Jesus expulsar demonios gerou critica da parte dos "FARIZEUS".
Medite em Romanos 14:
Um crê que de tudo se pode comer, o outro que é "FRACO" come legumes
Mas o que come não critique o que não come... Cada um que tenha sua propria fé.
Deus lhe abençoe

Se você esta seguro do que diz, então aprove meu comentario

Pr. Julio César

Responder

Olá Julio César.

Primeiramente agradeço-lhe pela participação no Blog Bereianos.

Só para título de esclarecimento, o artigo não é de minha autoria, mas sim do Rev. Augustus Nicodemus. Porém, estarei lhe respondendo suas indagações.

Sobre as passagens "fragmentadas" citadas por você para justificar o ato de "amarrar demônios", creio que você está equivocado em sua interpretação textual.

O primeiro texto que você cita (Mt 12:29) não fala de cristãos amarrando demônios, mas sim Jesus "amarrando" o valente (satanás) quando veio ao mundo. Segundo que em nenhum lugar na passagem supracitada existe algum mandamento para nós saírmos amarrando demônios por aí.

Para compreender melhor este texto, e sobre o assunto "amarrar demônios", sugiro a leitura atenciosa do seguinte artigo:

http://bereianos.blogspot.com/2008/02/est-amarrado-em-nome-de-jesus.html


Sobre a segunda passagem "fragmentada" que você citou (Mc 16:17), é necessário a análise exegética do contexto para compreender esta passagem, pois se pegarmos o versículo 17 isoladamente e contextualizar literalmente para nós nos dias de hoje, estaremos cometendo um erro hermenêutico grave. Embora a evangelização faça parte da vida cristã de todos nós e que Deus cura e expulsa demônios quando e como quer, a passagem em si trata de um grupo específico, veja a partir do verso 14. O cumprimento de tudo isso se vê no versículo 20.

Continua...

Responder

Sobre a terceira passagem "fragmentada" citada por você (Jo 14:12 = "Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e outras maiores fará..."), este versículo tem sido citado para dizer que nós podemos e devemos fazer a mesma quantidade e os mesmos milagres que Jesus fez.

Primeiramente esclareço: Depois que Jesus ressuscitou e subiu aos céus, realmente continuaram acontecendo milagres, e creio eu que aconteçam até hoje. Porém, estes não acontecem na mesma intensidade e freqüência que no tempo em que Jesus esteve fisicamente aqui. Não é todo dia que vemos alguém caminhando sobre as águas, uma tempestade sendo acalmada com uma palavra, mortos ressuscitando, cegos vendo e outros sinais dessa grandeza. Quando Jesus subiu aos céus, essas coisas se tornaram bem menos freqüentes e, ouso dizer, depois que morreram os apóstolos, ficaram ainda bem mais raras. Mas Deus não é o mesmo ontem, hoje e sempre? Sim, Ele é, mas isso não o obriga a agir sempre da mesma forma, e a evidência maior disso é que temos várias alianças diferentes na Bíblia, feitas entre Ele e os homens.

Entendamos, portanto, o que representam os milagres na história do cristianismo. Em II Co 12:12, Paulo deixa claro que os “sinais, prodígios e poderes miraculosos” eram suas “credenciais” como apóstolo. Em outras palavras, essas coisas distinguiam os cristãos comuns dos apóstolos, que eram aqueles que haviam recebido sua missão diretamente do Senhor e sobre o fundamento dos quais a igreja estava edificada. Por outro lado, em I Co 12:28, Paulo também fala de dons de milagres e dons de curas, dados a pessoas que não eram apóstolos. Ainda assim, os dois versos seguintes deixam claro que, assim como não são todos apóstolos, também não são todos que possuem esses dons. Tais dons existem e são para a edificação da igreja, mas não dados a todos os cristãos e nem têm a finalidade de fazer nossas vontades. Vale lembrar que eles são distribuídos conforme a soberania de Deus, que cura e realiza milagres quando quer. Nem mesmo Jesus curou todos os enfermos do seu tempo. Mas alguém pode dizer: “Jesus não curou todos aqueles que o buscaram corretamente?” Com certeza, só que o ato de buscar a Jesus é algo que primeiramente o próprio Deus coloca no coração do homem, em Sua soberania.

Voltando então a João 14:12, o que significa “farão obras ainda maiores que as que faço”? Primeiro, Jesus não se refere necessariamente aos milagres, uma vez que não usou qualquer uma das três palavras gregas comumente usadas para designá-los no Novo Testamento (traduzidas quase sempre como “sinais, prodígios e maravilhas”, como em II Co 12:12). Segundo, a interpretação mais sólida dessa frase é aquela que leva em conta que as “obras” de Jesus tinham e têm por finalidade fazer a vontade do Pai e proclamar o Reino de Deus. Aí fica fácil entender: Jesus levou a mensagem do Evangelho ao povo de Israel, e a igreja já levou a mesma mensagem até os confins da terra!


Espero ter ajudado.

Soli Deo Gloria!

Responder
Anônimo mod

Olá.
Primeiramente agradeço por ter aceitado meu comentario, tal atitude mostra que vocês trabalham de forma transparente.
Obrigado tambem por ter respondido.
Bom, quanto a sua resposta, respeitosamente eu quero dizer que o senhor girou em torno do nada, por exemplo:
Quanto a mensagem parabolica do "valente", o o sr. explicou que não se trata de cristãos amarrando demonios, mas sim de Jesus amarrando demonios, pois bem, entendi sua interpretação, só que ainda não fundamentaliza o que o sr. quer dizer. Por exemplo: Disse Jesus: farão as obras que eu faço...
Amigo, obras é obras, Jesus disse isto logo depois que os dicipulos se maravilharam de ver um milagre de Jesus, sendo assim o sr. percebe que quem descontextestualizou foi o sr.?
Uma vez que disse que Jesus falou de pregar o evangelho, quando no texto bíblico, ele tinha feito um milagre!!!
Sendo assim, o sr. intrepretou o texto bíblico da sua maneira, para apoiar a sua ideia.

Quanto aos dons, Permita-me reescrever suas palavras:

"Vale lembrar que eles (dons) são distribuídos conforme a soberania de Deus, que cura e realiza milagres quando quer."

Vejo que o sr. não observou que depois de tudo, Paulo encerra dizendo:
"Escolhei com zelo os melhores dons, e o Senhor vos mostrará um caminho ainda mais exelente".

Pouco antes de subir Jesus disse:
Estes sinais seguirão aos que crêm, em meu nome expulsarão demonios...
Jesus não disse:
Estes sinais seguirão "a quem Deus quiser", ou "aos apostolos", ou "aos pastores", não ele disse: AOS QUE CRÊREM.

Eu costumo dizer que milagres não acontecem, mas que são provocados, a fé faz a hora, o tempo de Deus é o tempo da manifestação da fé, em fim.

Quanto ao fato de que os milagres não acontecem com a mesma frequencia, eu concordo que poucos homens na bíblia operaram obras maiores que as de Jesus (a exemplo de Pedro que a sombra curava).
Mas os milagres ainda acontecem com grande frequencia, no ambiente onde eu estou, vejo constantemente paraliticos andando, cegos enxergando, surdos ouvindo, mortos ressucitando, etc.
O que acontece é que o sr. está tirando uma base pelo ambiente onde você está, um ambiente onde as pessoas crêem que Deus va operar quando quiser, sendo assim, não se provoca o milagre, certamente os milagres aconteceram com menor intensidade.

Sinto em lhe dizer que não adianta o sr. se desbobrar para me explicar algo que esta errado.

Por favor, aceite o meu comentario.

Agradeço por sua dedicação e respeito,
que Deus lhe abençoe.



Respeitosamente
Pr. Julio Cézar.

Responder

Sr. Julio.

Estou formulando minha resposta. Por gentileza aguarde a mesma até amanhã.

Pode ficar tranquilo que não precisarei me "desdobrar" como um marabalista teológico, pois a própria bíblia se encarrega de refutar erros de interpretações. O que a gente faz é somente colocar e fundamentar a verdade, exegeticamente correta, como bons bereianos.

Soli Deo Gloria!

Responder

Olá irmão Julio Cezar.

Muito obrigado pela sua participação aqui no Blog. Pode ter certeza que acima de tudo, as opiniões são totalmetne transparentes e democráticas, pois este espaço é para discutir idéias e não pessoas. Sempre que os comentários forem com respeito e amor, com certeza serão publicados.

Sobre suas respostas, vou respondê-las cronologicamente, logo abaixo de cada uma delas. Só deixo claro de início que eu não preciso me "desdobrar" para colocar algo, pois ao contrário de sua afirmação, não coloquei nenhum argumento incorreto, pelo contrário, fundamentei exegeticamente os mesmos, de uma forma resumida, porém clara de se entender. As minhas colocações não foram "giradas em torno do nada", pois as mesmas foram fundamentadas biblicamente. Porém, creio que as suas argumentações é que carecem de fundamentos, pois o Sr. não colocou nenhuma explicação biblica coerente para justificar suas posições.

Nem sempre as "nossas verdades" estão corretas com a bíblia. Para percebermos isto, basta somente seguirmos uma interpretação bíblica exegeticamente correta, com coerência e honestidade, para a verdade do evangelho nos confrontar com determinadas interpretações que aprendemos no decorrer da vida cristã. Só temos que ter a humildade suficiente para reconhecer que erramos e que precisamos rever pensamentos teológicos incorretos. Um dos objetivos deste Blog é exatamente isso. Analisar biblicamente tudo o que aprendemos, ouvimos e lemos. Espero contribuir de alguma forma para sua análise bíblica. Vamos lá:


Continua...

Responder

Sua colocação:

Quanto a mensagem parabolica do "valente", o o sr. explicou que não se trata de cristãos amarrando demonios, mas sim de Jesus amarrando demonios, pois bem, entendi sua interpretação, só que ainda não fundamentaliza o que o sr. quer dizer. Por exemplo: Disse Jesus: farão as obras que eu faço...
Amigo, obras é obras, Jesus disse isto logo depois que os dicipulos se maravilharam de ver um milagre de Jesus, sendo assim o sr. percebe que quem descontextestualizou foi o sr.? Uma vez que disse que Jesus falou de pregar o evangelho, quando no texto bíblico, ele tinha feito um milagre!!! Sendo assim, o sr. intrepretou o texto bíblico da sua maneira, para apoiar a sua ideia.

Resposta:

Com todo respeito, o que eu coloquei não fundamentaliza que o "valente" é "satanás" e que foi Jesus quem o amarrou? O sr. está equivocado. Por gentileza, leia este artigo que eu tinha colocado, mas leia o mesmo com atenção redobrada, pois tenho certeza que irá esclarece-lo: http://bereianos.blogspot.com/2008/02/est-amarrado-em-nome-de-jesus.html

Sobre "farão as obras que eu faço": Realmente, obras são obras, porém cabe a análise exegética do texto para descobrir o que seria as "obras" que Jesus estava se referindo. Segue abaixo a explicação detalhada desta passagem, explicação esta feita pelo "bereiano" Rafael Gabas:

Cristo não se refere aqui a milagres físicos. Devemos nos lembrar que as “obras” que Jesus realizou não se restringiam a curas. Ele andava sobre as águas, transformava água em vinho, multiplicava alimentos, lia pensamentos, etc.

Se as “obras” de Jo 14:12 forem os sinais miraculosos manifestos durante o ministério terreno do Senhor, devemos admitir que tudo isso pode e deve ser repetido pela Igreja Contemporânea, e até em quantidade maior, com milagres mais espetaculares e extraordinários. Contudo, não esqueçamos que todos os milagres de Jesus eram o sinal de sua messianidade e filiação divina. Não eram um fim em si mesmos, mas o meio pelo qual Ele autentificava Sua mensagem.

Cristo jamais dedicou sermões sobre cura divina ou sucesso financeiro; os milagres eram apenas acompanhantes de suas pregações, os quais provavam que Ele era o Senhor, o Ungido de Deus.

As “obras maiores” de Jo 14:12 estão ligadas à ida de Cristo ao Pai, ocasião na qual o Espírito Santo seria enviado aos apóstolos. Quando o “outro Consolador” (vs. 16) descesse, os discípulos seriam revestidos de autoridade para realizar as mesmas coisas que Jesus realizava, e até maiores que aquelas.

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (At 1:8)

Veja que a obra do Espírito está ligada à pregação do Evangelho. No livro de Atos encontramos o cumprimento das palavras de Cristo.

Quando o Espírito caiu sobre os discípulos, todos eles pregaram a Palavra de Deus, convertendo uma multidão de quase três mil almas. Esse evangelismo rendeu mais vidas do que todas as pregações de Jesus juntas!

Continua...

Responder

No restante de Atos, podemos comprovar que esse é o sentido das palavras em Jo 14:12. Ele se referia aos frutos do evangelismo, e não a curas ou outros milagres desse tipo. Acompanhe o andamento da Igreja Primitiva:

Quase Cento e Vinte Pessoas

“E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse:” (At 1:15)

Quase Três Mil

“De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,” (2:41)

Quase Cinco Mil

“Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.” (4:4)

Uma Multidão

“E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.” (5:14)

Multiplicações Constantes

“E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.” (6:7)

“E a palavra de Deus crescia e se multiplicava.” (12:24)

Cidades Inteiras Alcançadas

“E viram-no todos os que habitavam em Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor.” (9:35)

Crescimento Ininterrupto

“De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número.” (16:5)

As “obras” que os discípulos realizaram foram as conversões de vidas, o verdadeiro fim da operação do Espírito Santo. Em grande parte das pregações evangelísticas, os apóstolos não operavam milagres.

Paulo usava somente as Escrituras para convencer seus ouvintes nas sinagogas. As curas eram sinais inquestionáveis do poder de Deus, dos quais ninguém podia duvidar. Eram restituições instantâneas de paraplegia (8:7; 9:33), ossos deformados (3:2-8; 14:8-10), febre alta (28:8), etc. Essas operações faziam parte da atuação do Espírito Santo, a fim de que as “obras maiores” (as conversões de maior número) fossem obtidas pelos discípulos, e acompanharão a Igreja até o fim dos tempos (Mc 16:17-20). O que não podemos fazer, contudo, é torná-las parte integrante do Evangelho.

O Evangelho é salvação de vidas, e não milagres físicos, que são meros coadjuvantes da pregação. Paulo ensinou que o verdadeiro Evangelho constitui-se da mensagem acerca da morte, sepultamento e ressurreição física de Jesus Cristo (1Co 15:1-4), sua obra vicária em favor dos pecadores (1Tm 1:15).

Assim, não devemos nos martirizar por não realizarmos milagres iguais ou maiores do que os de Cristo, mas sim por não estarmos colhendo os mesmos frutos que a Igreja Primitiva. Os dons de curar são concedidos apenas a alguns (1Co 12:9,29), enquanto a Grande Comissão é dirigida a toda a Igreja: discipular, batizar e consolidar as vidas (Mt 28:19,20). Essas são as obras que o Espírito Santo veio realizar por meio da Igreja, e nossos olhos devem sobre elas.

Obs.: O autor desta explicação é o irmão Rafael Gabas Thomé de Souza, também Bereiano.
Fonte: http://www.militarcristao.com.br/estudos.php?acao=texto&id=395

Continua...

Responder

Sua colocação:

Quanto aos dons, Permita-me reescrever suas palavras:

"Vale lembrar que eles (dons) são distribuídos conforme a soberania de Deus, que cura e realiza milagres quando quer."

Vejo que o sr. não observou que depois de tudo, Paulo encerra dizendo:
"Escolhei com zelo os melhores dons, e o Senhor vos mostrará um caminho ainda mais exelente".


Resposta:

Desculpe irmão, mas vejo que o sr. foi quem não observou atentamente o contexto desta passagem.

Primeiro que não é o "Senhor" quem mostra o caminho mais excelente, mas sim o "Apóstolo Paulo". A narrativa é dele e não uma transcrição de Jesus:

"Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu (Paulo) passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente". (1 Co 12:31) grifo meu

Sergundo: qual a tradução que o irmão utilizou? Pois na maioria das traduções, a palavra utilizada é "procurai" e não "escolhei". No original grego, a palavra é "zhloute" = raíz procurar. Existe uma diferença enorme entre escolher e procurar. No texto em questão, o sentido de "procurar" é bem diferente do ato de "escolher com vontade própria", pois é o Espírito Santo quem concebe os dons e não o homem que escolhe (1 Co 12:11).

Terceiro: na verdade, Paulo não encerra a sentença no versículo 31, pelo contrário, ele inicia outra sentença! No versículo 31 de 1 Co 12, Paulo começa a explicar que existe "os melhores dons". Quais são estes melhores dons? O contexto imediato nos dá a resposta. Amor, fé e esperança, sendo que o amor é o maior deles (1 Co 13:13).

Para sua melhor compreensão, neste contexto de 1ª Co 12, Paulo estava exatamente refutando a ideia que os crentes de corinto possuiam sobre os dons serem "escolhidos" através da nossa própria vontade, principalmente para a vaidade própria. Afinal, todos eles queriam "falar em línguas estranhas". Paulo deixou claro que Não é nós quem escolhe os dons, mas Deus quem concebe uniformemente, exclusivamente pela vontade Dele (1 Co 12:11 e 18-19).


Sua colocação:

Pouco antes de subir Jesus disse:
Estes sinais seguirão aos que crêm, em meu nome expulsarão demonios...
Jesus não disse:
Estes sinais seguirão "a quem Deus quiser", ou "aos apostolos", ou "aos pastores", não ele disse: AOS QUE CRÊREM.

Eu costumo dizer que milagres não acontecem, mas que são provocados, a fé faz a hora, o tempo de Deus é o tempo da manifestação da fé, em fim.

Resposta:

Novamente, sua interpretação carece de sustentação exegética. Lamento irmão, mas está incorreta.

Conforme expliquei, o contexto desta passagem é exclusivamente direcionada aos 11 apóstolos presentes na mesa (vs 14 ao vs 20). Não há como isolar o versículo 17 e contextualizá-lo ao pé da letra para nós nos dias de hoje, sem respeitar o contexto da passagem!

Sugiro ao irmão a leitura do seguinte artigo esclarecedor sobre Marcos 16:14-20:
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/QuemSaoOsCrentesSeguidosPorSinaisMark16-Keener.htm

Continua...

Responder

Sua colocação:

Quanto ao fato de que os milagres não acontecem com a mesma frequencia, eu concordo que poucos homens na bíblia operaram obras maiores que as de Jesus (a exemplo de Pedro que a sombra curava). Mas os milagres ainda acontecem com grande frequencia, no ambiente onde eu estou, vejo constantemente paraliticos andando, cegos enxergando, surdos ouvindo, mortos ressucitando, etc.

Resposta:

Desculpe minha "(in)credulidade", mas o sr. tem como provar que alguém de "seu ambiente" estava morto e ressussitou literalmente? Alguém com atestado de óbito que tenha ressussitado? O sr. tem como apresentar alguma comprovação médica que paralíticos se levantaram e estão andando? O mesmo pergunto sobre cegos e surdos?! Não estou duvidando que Deus faz estes milagres, é óbvio e bíblico, porém só duvido que os mesmos aconteçam assim, com toda esta intensidade em "seu ambiente".

Agora, veja o que o sr. afirmou:

O que acontece é que o sr. está tirando uma base pelo ambiente onde você está, um ambiente onde as pessoas crêem que Deus va operar quando quiser, sendo assim, não se provoca o milagre, certamente os milagres aconteceram com menor intensidade. Sinto em lhe dizer que não adianta o sr. se desbobrar para me explicar algo que esta errado.

Resposta:

Sua afirmação é um erro muito grave meu irmão. O que está errado é o ato de sua parte em ignorar a soberania de Deus referente à milagres. Então quer dizer que nós é que temos que "provocar" Deus para que o milagre aconteça? Aonde está base bíblica para sua afirmação? Então quer dizer que Deus opera o milagre de acordo com o "nosso querer"? Com todo o respeito, esta afirmação sua é anti-biblica! A Bíblia diz exatamente o contrário: "Deus faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade" (Ef 1:11)

No mais é isso. Espero ter esclarecido os pontos em questão. Qualquer coisa estou a disposição.

Com todo o respeito,

Ruy Marinho.

Responder
Anônimo mod

Caro irmão, Ruy Marinho. Agradeço mais uma vez por sua disponibilidade. Sinto-me privilegiado por poder participar deste blog, postando o meu comentário. Faço questão de enaltecer mais uma vez a transparência deste blog que discute idéias e não pessoas.
Li carinhosamente a sua resposta, e esta é a reflexão que eu faço.

1 – Sobre o valente: Realmente trata-se de Jesus expulsando demônios. Haja vista, que Jesus disse: Estes Sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios...

2 – Sobre “Farão as obras que eu faço”: Ainda que o termo “obras” se referí-se ao evangelho, sabemos que o evangelho de Jesus deveria ser confirmado por milagres, como faziam os apóstolos. E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão. Atos 5: 12
De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. Atos 5: 15


Veja outra passagem bíblica onde Jesus reforça o que eu digo: E os discípulos, vendo isto, maravilharam-se, dizendo: Como secou imediatamente a figueira? Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito;
Ai eu lhe pergunto: Qual a utilidade de transportar montes? Será que Jesus queria os apóstolos transportando montes? Com que finalidade?
Fica claro que Jesus deu o exemplo do monte para expressar que eles (crendo) poderiam exercer autoridade sobre qualquer coisa!!! Quanto a isto, o que vocês vão dizer? Que o monte é o evangelho???
Certamente que não!!!

3 – Sobre dons: Vejo que o sr. usou uma tradução bíblia diferente da minha.

4 – Sobre Marcos 16: 17: O sr. disse que ela foi dirigida aos 11 apóstolos? Eu pensei que ela fosse dirigida aos que crerem.
E estes sinais seguirão “AOS QUE CREREM”: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Marcos 16: 17 e 18.

5 – Quanto a provar os milagres: Desculpe-me a sinceridade, mas requerer atestado de óbito é como pedir para ver os cravos nas mãos de Jesus.
Mas quanto a “provar” os milagres, eu posso sim, só não sei se posso postar um link de outra igreja aqui no blog, pois não quero ser inconveniente, se puder confirme para mim e eu postarei um link para que o sr. veja os milagres, ou então qualquer um pode visitar uma de nossas igrejas e comprovar, inclusive pode levar pessoas doentes.

6 – Quanto a provocar o milagre: Na bíblia toda ação provoca um reação, veja:
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
Chegai-vos a Deus e ele chegará a vós...

Tocar com o cajado nas águas, ou na rocha, é provocar o milagre.
Eu disse Provocar o milagre, o sr. acrescentou provocar “Deus”.
Permita-me usar a mesma base bíblica que o sr. usou:
"Deus faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade" (Ef 1:11)
Eu concordo plenamente, sabendo que o conselho da vontade de Deus é corresponder a manifestação da fé!!!
Estes sinais seguirão aos que crerem...

Respeitosamente

Julio César.

Responder

Sr. Julio.

Peço desculpas pela demora na aprovação de seu comentário. Coloquei o mesmo em stand by até que eu pudesse responder o mesmo.

Apesar da correria por aqui, já estou formulando minha resposta e assim que terminar postarei aqui mesmo neste tópico.

Soli Deo Gloria!

Responder

Lendo
Acompanhando
Estudando
Crescendo
e...
a espera do novo comentário a esse post.

Responder

Não entendi, Cristão não tem autoiridade sobre demônios. Meu Deus . Rev Augustus???

Responder
Anônimo mod

Cadê a continuação do debate??

Gostaria de lembrar aos amados líderes que tomeis cuidado afim de que esse debate não caia na armadilha do Diabo através da vaidade humana em querer estar "certo".Lembrai-vos de priorizar a pregação das boas novas,e não ao vosso ego.

No mais,gostando muito da postura de ambos em responder com base nas Escrituras!

Responder

Oi pessoal,

Muita paz e harmonia à todos, gostaria de compor com ambos, um posicionamento diferente, no entanto, que complementa o debate acerca de nossos talentos. Poucos, muito poucos têm uma visão monista das escrituras, uma vez que o monoteísmo lidera os ensinamentos teológicos principalmente no ocidente, deixando-se de lado sua essência originária.

Sendo assim, o que vou colocar é como eu mesmo, praticamente insignificante diante das correntes majoritárias e minoritárias na teologia moderna, mas penso valer a pena compartilhar, para semear mudança e avanço nos codices hermetizados, e nas interpretações pouco espirituais que fazemos diante da grandeza de seres excelsos como estes citados, dignos mensageiros do Pai Amantíssimo, como o maior diante de todos - O Cristo Jesus.
Neste sentido, importa refletirmos sobre o termo "Cristo", que define bem, o que Jesus nos ensinou por "filho do homem", pois nada fazemos de nós mesmos, mas pelo amor e graça do altíssimo. Advém do entendimento destes termos toda a capacidade de nos realizarmos, e realizarmos no mundo os desígnios do espírito de verdade. O que realizamos gloriosamente advém desta harmonia que remetem estes termos, como dito pouco entendido por todos os religiosos, pois nos remete a sermos finitamente algo maior em Deus, infinitamente.
Daí advém todo o mistério e enigma de todo o religiosismo, com ele, todo o tesouro e esclarecimento do "religare" da verdadeira religião, pois Deus nos fez os menores, para que nos façamos em Cristo, maiores em espírito.
Gratidão!

Responder
Anônimo mod

Esclarecedor!

Responder

Pr. Julio César, graças a Deus pelo seu comentário cem por cento baseado na Bíblia"

Responder

Concordo com o senhor Pastor, A propósito a própria bíblia também nos diz que julgaremos até os "Anjos" na época de Moisés ainda não havia sido dada, Toda autoridade a Yeshua!!! Porém após a morte e ressurreição na Cruz, Jesus se tornou o Nome sobre Todo o nome sendo assim o que ligarmos na terra Em nome de Jesus ou Amarrarmos ou repreendermos no Nome Santo de Cristo. Será feito se nós estivermos nEle e Ele em Nós!

Responder

LUCAS Cap. 10
19 Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.

MARCOS Cap. 16
17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;

ATOS Cap. 16
18 E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: EU te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu.

Responder
Anônimo mod

E eu esperando a resposta que ainda não foi publicada! e nem vai kkk

Responder

A paz do senhor Jesus a todos.
Na minha opinião, deve se pronunciar assim.
Em nome de Jesus saia.
No poder do nome de Jesus saia.
Falhamos todos os dias, como vamos ser santos para espulçar um dêmonios.
Se estivermos aptos No momemnto, clamaremos o nome Santos de Jesus, e ele atendera ouvira dos céus e dara ordem.
Mais é apenas o meu ponto de vista, em nome de Jesus, não eu te repreendo.
Mais eu quero aprender com os irmãos.
Meu nome é Fábio, sou diacono.
Outra duvida que tenho, é as pessoas dizem no culto.
Se você estiver de qualquer jeito vai sair daqui vazio.
Deus não dispença ninguém de mão vazio.
A palavra não volta.
Então isso é errado dizer?

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!