A Bíblia não diz que Jesus é a Rosa de Sarom

.
"Na verdade Sarom é uma zona de Bosques. A planície de Sarom localiza-se entre o sul do monte Carmelo e Jope. Com uma extensão de 85 Km, sua largura se aproxima a 22 Km. Seu solo era coberto de lírios e flores exóticas. Foi diante dessa beleza selvagem que a esposa dos Cantares cantou 'Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales' (Ct 2.1) e o esposo respondeu: 'Qual lírios entre espinhos tal é a minha amiga entre as filhas' (Ct 2.2). Na planície de Sarom eram encontrados quatro tipos de flores vermelhas de grande beleza: anêmona, botão-de-ouro, tulipa e papoula.

A formosura de Sarom é comparada por Isaías à glória do Líbano (Is 35.2)

Como se percebe, tudo não passou de uma comparação de beleza entre a esposa e a planície. Ela, ao contemplar a beleza de Sarom, compara sua formosura com a do bosque. Porém, o que temos ouvido diariamente é que Cristo é a Rosa de Sarom. Existem até hinos dizendo isso. Alguém pode então dizer: É só uma comparação! Mas que comparação? Com o noivo? Se ao menos fosse com a igreja, que é a noiva do Cordeiro menos mal. No entanto, toda comparação que se faz e, até se afirma, é que Jesus é a Rosa de Sarom. E a Bíblia não diz isso."

Fonte - A Bíblia Não Diz, de Antônio Evangelista
Via: [ Simone de Melo ] / [ Ultimato ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

3 comentários

Anônimo mod

Também já vi muitos cânticos com essa expressão "Rosa de Sarom" usada para Jesus, e tem até mesmo uma banda de rock católica com esse nome!!! É lamentável ver como um pouco de exegese e hermenêutica faz falta no meio cristão!!!

Em Cristo,
Débora Silva Costa

Blog Fé e Razão:
http://ferazao-bang.blogspot.com/

Responder

A Congregação Cristã no Brasil, tem um hino com este título, aliás, muito bonito.

Nos três versos da canção, toda a referência que se faz é sobre a Igreja e não Jesus.

Me lembro do início que é "Ó rosa de Saron, ó igreja de Jesus..."

Responder

Olá! Sou membro da Igreja Cristã Maranata, e lá existe um hino que é "Ele é a Rosa de Saron, seu fruto é doce ao paladar...", se referindo a Jesus como Rosa de Saron. Aí eu fico na dúvida, porque aqueles títulos do livro de Cântico dos Cânticos (Amado, Amada, Amigas), é extra-bíblico, e na minha bíblia de estudo diz que são discutíveis algumas dessas separações por gênero. Nessa parte (Ct 2.1), na minha versão diz "A Amada", mas em algumas outras traduções não trazem esse título...) É certo que é a noiva falando mesmo? Ou existe alguma divergência entre os estudiosos? Por que, a meu ver, bem poderia ser o noivo dizendo "Sou uma flora de Sarom, um lírio dos vales. Como um lírio entre os espinhos é a minha amada entre as jovens." (NVI). Existe algum pronome/substantivo/artigo no hebraico que indica que é a noiva que está falando essa frase? Ou é só uma interpretação? Até porque o final do capítulo 1 é a amada elogiando o amado, aí ele poderia bem dizer "Eu sou a Rosa de Saron". E logo após essas frases, a amada continua comparando o amado com plantas: "Como uma macieira entre as árvores da floresta é o meu amado entre os jovens. Tenho prazer em sentar-me à sua sombra; o seu fruto é doce ao meu paladar." E aí? Existe algo, de fato, que prove que é a amada falando? Como os judeus antigos interpretavam essa passagem, quem estava falando? Existe algum manuscrito ou comentário judeu antigo que fale alguma coisa a respeito dessa questão de gênero dessa frase?

Obrigado!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!