Em decepção profunda, chorei pela frouxidão da igreja.

.
Martin Luther King Jr

"Houve um tempo em que a igreja era bastante poderosa – no tempo em que os primeiros cristãos regozijavam-se por ser considerados dignos de ter sofrido por aquilo em que acreditavam. Naqueles dias, a igreja não era apenas um termômetro que registrava as idéias e princípios da opinião pública; era um termostato que transformava os costumes da sociedade. Quando os primeiros cristãos entravam em uma cidade, as pessoas no poder ficavam transtornadas e imediatamente buscavam condenar os cristãos por serem “perturbadores da paz” e “forasteiros agitadores”. Mas os cristãos prosseguiam, com a convicção de que eram “uma colônia do céu”, que devia obediência a Deus e não ao homem. Pequenos em número, eram grandes em compromisso. Eles eram intoxicados demais por Deus para serem “astronomicamente intimidados”. Com seu esforço e exemplo, puseram um fim em maldades antigas como o infanticídio e duelos de gladiadores. As coisas são diferentes agora. Com tanta frequência a igreja contemporânea é uma voz fraca, ineficaz com um som incerto. Com tanta frequência é uma arquidefensora do status quo. Longe de se sentir transtornada pela presença da igreja, a estrutura do poder da comunidade normal é confortada pela sanção silenciosa – e com frequência sonora – da igreja das coisas tais como são.

Mas o julgamento de Deus pesa sobre a igreja como nunca pesou. Se a igreja atual não recuperar o espírito de sacrifício da igreja primitiva, perderá sua autenticidade, será privada da lealdade de milhões e será descartada como um clube social irrelevante com nenhum significado..."

Trechos da *Carta de uma prisão em Birmingham*

Fonte: [ Ordem Livre ]
Via: [
PavaBlog ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

3 comentários

Choro atualmente!!!
Não há como dizer que tal situação tenha mudado. Pelo contrário, dia a dia temos visto a igreja perder sua identidade...
Infelizmente!

Mas, que esse chorar seja aos pés de Deus, solicitando-O sabedoria para poder sempre estarmos na posição de defensores do verdadeiro evangelho... para que sejamos sempre "intoxicados por Deus".

Paz!

Responder

Martin Luther King é um exemplo de cristão moderno, que luta pela verdade, sofre por causa da justiça e não se submete pela vaidade, antes, defende o Cristo que é pelo pobre, pelo oprimido, que faz diferença na vida das pessoas.

Muito boa postagem Ruy.

Abraços

Responder
Anônimo mod

Na verdadade - Quem nessa vida ainda não se decepcionou? Todos nós nos decepcionamos a todo momento, isso é uma grande verdade! - Mas não existe nada mais avassalador quando isso acontece em um ambiente aonde se espera paz, amor, carinho, consideração e respeito, por este motivo, este sentimento não é mais uma decepção como qualquer outra, quando o local que envolve tudo isso é considerado um santuário... igreja... continua em
www.alessandrotristao.com
Abraços a todos os leitores!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!