Creio... mas não acredito

Por Francisco Jr

O Credo Apostólico e algumas de suas desconstruções e distorções na igreja pós-moderna:

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso criador do céu e da terra...

Mas não acredito no deus coadjuvante da teologia da prosperidade, o deus desesperado procurando agradar para ser aceito, como alguém com problema de auto-estima. Também não creio no deus totalmente submisso de algumas teologias em voga, um deus refém do nosso livre-arbítrio. Ou ainda, um deus que não é soberano para quem o futuro é tão incerto quanto para qualquer um de nós, por isso nos chama para uma parceria nessa construção do futuro.

Creio em Jesus Cristo, Filho unigênito... E em seu ministério terreno: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo e nos confiou a palavra da reconciliação” 2 Coríntios 5.18.

Mas não acredito, e me recuso a fazer parte da confraria dos pregadores sem dono. Esses mesmos que saem por aí com uma Bíblia, uma toalhinha, uma roupa chamativa e um monte de frasesinhas feitas (digo ocas) na cabeça (idem). Cheio de motivações torpes, dentre as quais se destaca o avivamento “caça-níquel-com-prazo-de-validade”. A Bíblia, mero detalhe... A toalhinha faz parte da performance, no fim das contas a mensagem é só para garantir o retorno nas próximas festas, e a oferta, bom deixa pra lá...


Creio no Espírito Santo...

E na continuidade de seus dons e na distribuição conforme lhe apraz. Mas não acredito nas “profetadas”, coisa mais patética! Às vezes infestam nossos cultos “sem poder” (digo o culto) da forma mais monótona. Antigamente havia pelo menos certo “clima”, não importa se era forjado (digo o clima), hoje não tem nem clima vai à seco mesmo, é só começar um “zum-zum-zum” e lá está o tal profeta “eis que digo: tenho me agradado...” do que ? Perguntar não ofende...

Creio na Santa Igreja universal...

Mas não acredito na igreja que rompeu de vez com o sagrado, cujo culto está mais para programa de auditório, às vezes até daqueles bizarros, adorando o grande “deus entretenimento”, como bem disse A.W.Tozer. Também não acredito na igreja imperial que vive somente para se manter ou manter a cúpula, no fim é a mesma coisa. Não creio na igreja que perdeu o propósito de ser “coluna e esteio da verdade” para ser mais uma divulgadora dos best-sellers de auto-ajuda, ao invés de buscar ajuda do alto. Não acredito nas igrejas de nomes imponentes, que só expressam a megalomania dos seus lideres, puro marketing!

Creio na comunhão dos santos...

Sim, creio na comum unidade da Igreja, mas não acredito na comunidade das picuinhas intermináveis, sempre pelos motivos mais banais, claro, gente rasa não briga por coisas profundas. Os conteúdos estão fora de qualquer questão, o que incomoda mesmo são as aparências, os rótulos e os formatos. Como bem cantou João Alexandre “ali ninguém conhece a essência, tão somente a aparência de viver em comunhão”.

Àquele que não nos confunde seja a Glória para Sempre!

Autor: Francisco Jr.
Fonte: [ Adoração e Pregação ]
Via: [ Considerações acerca da vida ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

4 comentários

A GRAÇA E A PAZ,ACHO INTERESSANTE QUE A "LUTA" MAIOR ATÉ CERTO PONTO ATRÁS ERA A DE SE FAZER UMA APOLOGETICA EM CIMA DE RELIGIÕES COMO MAÇONARIA,ISLAMISMO,BUDISMO,ESPIRITISMO...AGORA ULTIMAMENTE TEMOS QUE FAZER E COMO TEM DADO TRABALHO E APOLOGETICA EM CIMA DO "CRISTIANISMO" TOTALMENTE DISTORCIDO E MANIPULADO POR CLASSES DOMINANTES,AGORA ENTENDO QUANDO A BÍBLIA DISSE QUE O TINHOSO,O "ENGANADOR" DE NOSSAS ALMAS ARRASTOU UM TERÇO DOS ANJOS COM ELE,AGORA EU ESTOU ENTENDENDO POR QUE JESUS DISSE,MUITOS CHAMADOS E POUCOS ESCOLHIDOS! ABRAÇÃO AO CRIADOR DO BLOG,E COMO DIRIA UM CERTO PRESIDENTE KKK...A LUTA CONTINUA COMPANHEIRO! FUI...

Responder

É verdade, acho que temos que fazer um concílio para uma redefinição do nosso CREDO. Só que logo logo ele vai ficar igualzinho à Constituição Brasileira, todo cheio de emendas, porque todo dia um mercenário da fé inventa uma nova mania, para persuadir os incautos. Quando penso que não existe mais nada para ver, lá vem mais uma bomba.

Em Cristo,
Elenilda Gramiscelli
Sales

Responder

Caro Ruy
Já acompanhava o seu blog, muito bom por sinal, e qdo vi esse texto me senti alegre e mui honrado...que Deus continue nos dando força para o adorar protestando, e protestar adorando...abraço bereiano...Na Paz de Cristo
http://adoracaoepregacao.blogspot.com

Responder

Olá irmão Francisco.

Muito obrigado pela participação e pelo apoio ao BLog Bereianos.

Nós é que temos o privilégio em ter textos tão profundos como os seus.

Muito obrigado!

Grande abraço, em Cristo!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!