Teologia líquida

.




"Perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma." Jr 6.16

Esta animação de 53 segundos nos leva a uma rápida reflexão sobre o “tempo líquido”. Ou seja, como diz o autor, Felipe Barros, quantidade e velocidade com a qual recebemos informação atualmente não nos permite guardar nossas memórias. Estamos agindo de forma bastante leviana com o que é relevante, seja ligado a nossas origens, ou assuntos relativos a nossa sociedade. As memórias se perdem e as novas informações não são devidamente assimiladas. -- Nossas memórias precisam ser cuidadas. Sejam as ligadas as nossas origens pessoais, ou a história da humanidade. Fatos e pessoas importantes estão sendo esquecidos cada vez mais. Muita velocidade e informação, mas nenhum tempo para guardar. O tempo e as lembranças desbotam e escorrem como líquido de nossas vidas. (comentário do Overmundo).

O tempo parece escorrer pelas mãos. E a teologia e a história da igreja não escapam dessa corrosão contemporânea de uma sociedade líquida. Entenda-se sociedade líquida como algo que se transforma velozmente e que não permite a estabilização de modelos ou tradições. Estamos vivendo um mundo que ultrapassou o conceito de pós-moderno e é algo indefinido e fluido.

“Vivemos o tempo do conecta e desconecta”, como disse Bauman -- professor emérito das universidades de Leeds e de Varsóvia, 83 anos, autor de best-sellers como "O mal-estar da pós-modernidade", "Modernidade líquida" e "Amor líquido", o sociólogo polonês Zigmunt Bauman é um ferrenho analista das consequências sociais do que conhecemos como progresso. (ver).

“Vivemos um tempo em que estamos constantemente correndo atrás. O que ninguém sabe é correndo atrás de quê.” (Bauman). Fragmentação, descarte, não há tempo para refletir, meditar, estudar, orar, adorar, tudo é tão rápido e sem profundidade! Não há sólidas crenças em verdades absolutas! Como ser conservador, tradicional ou ortodoxo se a teologia flui, amolda-se aos estilos? Alguém no passado já nos ofereceu uma resposta: “Se mil crenças antigas fossem aniquiladas em nossa marcha em direção à verdade, ainda assim deveríamos continuar marchando”. (Stopford A. Brooke).

Tudo o que está nas Escrituras e na História da Igreja foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança e não venhamos a repetir determinados erros.

Romanos 15:4 "Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança."

Provérbios 22:28 "Não removas os marcos antigos que puseram teus pais."

Jeremias 6:16 "Assim diz o SENHOR: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos."

Uma Igreja forte não será erguida sem um bom conhecimento da história do cristianismo, pois conhecemos a Igreja através da Bíblia e da história da igreja. Graças a Deus pelos “arquivos e pastas” que Ele preservou para a igreja. A história das doutrinas cristãs, seu desenvolvimento, seus erros e acertos! Imaginem uma igreja sem memória dos marcos antigos! Esforcemos-nos para preservar e entregar a doutrina que os apóstolos receberam! Alguém já disse: “Aquele que propaga uma grande verdade no mundo serve à sua geração”. Sirvamos a nossa geração e também as futuras! O que deixaremos e entregaremos para os nossos filhos?


1 Coríntios 15:3 "Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras."

1 Coríntios 11:2 "De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei."


Autor: Raniere Maciel Menezes
Fonte: [ Frases Protestantes ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!