Religião da satisfação dos desejos

.

"Na atualidade assistimos a uma enorme expansão de religiões de satisfação dos desejos. Se a nossa cultura é, como dizia J. Galbraith, uma cultura da satisfação, essa realidade não poderia deixar de influir na religião. Multiplicam-se as religiões cujo objetivo é invocar a Deus ou as forças sobrenaturais para dar segurança, tranquilidade interior, paz, saúde, equilíbrio psicológico, emprego, felicidade. Elas defendem uma teologia da prosperidade. Essas religiões criam um ambiente de fervor religioso, de emoção, de alegria tal que as pessoas por elas atingidas se sentem consoladas e fortalecidas. Muitas vezes têm a impressão de que as suas doenças desapareceram. A religião da satisfação dos desejos penetrou profundamente no protestantismo e também no catolicismo, estando na base das novas religiões holísticas. O objetivo é sempre bem-estar individual. Tais religiões estão muito longe da esperança de Jesus, porque fazem dela apenas força para ajudar a satisfazer aos desejos. Ignoram a mensagem de Jesus. Invocam sem cessar a Bíblia, mas desconhecem seu conteúdo."

José Comblin em O Caminho - Ensaio sobre o seguimento de Jesus

Fonte: [ Soli Deo Gloria ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!