Catedrais... pra que servem?

.

Por: Hermes C. Fernandes

Catedral, sonho de consumo de nove em cada dez pastores. Construir uma tornou-se a maior realização de um ministério. Imagine construir várias?

Afinal, pra que servem as catedrais? Deus não habita em templos feitos por mãos humanas. Não importa o quão suntuosos sejam. Ele não se impressiona com luxo, com colunas revestidas de ouro, com cadeiras acolchoadas, com piso acarpetado, ar-condicionado central, etc.

Então, por que as construímos? É na glória de Deus que pensamos? Não! Queremos rivalizar com os Shopping Centers. Deus não pode perder pra Mamon, não é verdade? Sem contar que a concorrência com outras igrejas é muito forte, e não podemos ficar pra trás.

As pessoas não estão em busca da verdade, e sim da conveniência. Elas não buscam relacionamentos, mas conforto. Elas não se interessam em adoração genuína, mas em entretenimento. Elas não querem Deus, mas um gênio da lâmpada que resolva todos os seus problemas. Elas não querem a Videira Verdadeira, mas apenas um deus quebra-galho. Então, vamos dar o que elas procuram! Se elas pedirem um bezerro de ouro para adorar, vamos atendê-las sem pestanejar. Caso contrário, corremos o risco de perdê-las para outras igrejas (ou seria para outros currais religiosos?)

É a lei da oferta e da procura.

Quanto desperdício de recursos!

Uma coisa que não entendo é que a maioria daqueles que constroem catedrais, acredita e ensina que o Mundo está prestes a acabar. Ora, não haveria aí um incoerência? Se a Vinda de Cristo está às portas, que sentido faria gastar milhões na construção de algo de que "não vai ficar pedra sobre pedra" (conforme a crença deles)? Não seria mais sábio gastar os mesmos recursos para salvar vidas?

Não lembro ter ouvido de Jesus nenhuma orientação para que construíssimos catedrais. Será que os evangelistas se esqueceram de anotar o “ide por todo mundo, construindo catedrais”?

Onde era a catedral em que Jesus costumava pregar?

“Olhai os lírios do campo”! Bradava o Mestre, enquanto pregava a céu aberto.

Esta era a Sua Catedral. Em vez de uma abóbada dourada, repleta de vitrais, a abóbada celeste, pontilhada de estrelas.

Seu púlpito eram os outeiros, e às vezes algum barco emprestado. Seu sistema de som era o vento que amplificava a Sua voz, fazendo-a soar aos ouvidos atentos das multidões. Seu carpete era a relva, onde as pessoas se sentavam para ouvi-Lo. As ruas empoeiradas eram seus corredores. Os galhos das árvores eram os camarotes de onde os pássaros e pessoas importantes gostavam de assisti-Lo.

Pra que servem catedrais?

Não me refiro às catedrais medievais, verdadeiros monumentos culturais, repletos de arte sacra, provendo ambientes reverentes propícios à adoração. Refiro-me às catedrais de hoje em dia, construídas em série, cuja finalidade não é outra senão alimentar a nossa vaidade e justificar nossa ganância.

Que tal voltarmos a freqüentar a mesma catedral de onde Jesus proclamava o Evangelho? Que tal nos reunir à beira da praia, e juntos adorarmos a Deus enquanto assistimos ao pôr-do-sol? Que tal voltar a sentir o cheiro da relva molhada, enquanto desfrutamos da comunhão entre irmãos, e ouvimos a doce voz do Mestre sussurrando em nossos ouvidos através do vento?

Imagine se o povo de Deus fosse conhecido como o povo da natureza, como aqueles que enxergam os eternos atributos de Deus nas coisas criadas.

Enquanto nos trancamos nas catedrais, estamos perdendo o espetáculo da vida.

Sonho com o dia em que os cristãos voltarão a se reunir nos parques, a orar nos jardins (como fazia Jesus); participarão da Ceia do Senhor em contato com natureza.

Em vez de ar-condicionado, ar puro. Em vez de refletores, os luminares criados por Deus (sol, lua, estrelas). Nossos cultos teriam a participação especial do coral dos pássaros. Nossos santuários seriam enfeitados por lírios, aqueles cuja glória ofusca a de Salomão.

Desculpem o devaneio... é só um sonho.


P.S.: Originalmente, "catedral" era o lugar da "cátedra" (cadeira) do bispo. Não importava se o lugar era suntuoso ou rústico. Infelizmente, o termo foi corrompido, passando a significar um lugar amplo, que geralmente serve de Sede para uma denominação.

Autor: Hermes C. Fernandes
Fonte: [ http://hermesfernandes.blogspot.com ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

Anônimo mod

Belíssimo texto!!!!!!!!!!
Mas infelizmente...uma utopia. Que pena!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!