É errado os Cristãos discutirem questões teológicas?

.

AUTOR: CRISTIANO SANTANA


Hoje estive lendo o "Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia" de Norman Geisler e Thomas Howe.

Uma das questões que me chamaram a atenção foi essa:

De acordo com 2 Timóteo 2:14 é errado os cristãos discutirem questões teológicas?

O livro apresenta o seguinte problema:

Paulo parece ter proibido discussões teológicas quando ele instruiu Timóteo, a respeito dos crentes: "para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam" (2 Tm 2:14), e quando lhe disse "E repele as questões insensatas e absurdas" (2 Tm 2:23). Por outro lado, o próprio Paulo discutiu com os judeus em suas sinagogas (At 17:2, 17) e debateu com filósofos no Areópago (At 17:18ss). De fato, Judas exortou-nos a batalhar "diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos" (Jd 3).

Em seguida, vem a solução:

Uma distinção precisa ser feita entre os dois sentidos do que seja argumentar ou discutir. Argumentar não é necessariamente algo errado, mas devotar-se ardentemente a isso é. Devemos batalhar pela fé, mas devemos fazer isso sem contendas. Fazer com toda seriedade um esforço para defender a fé é algo bom (cf. Fp 1:17; 1 Pe 3:15). Mas engajar-se em disputas infrutíferas não é bom. De igual forma, Paulo não se opôs quanto a discutir qual o real sentido das palavras num determinado contexto - ele se opôs simplesmente a ardorosas disputas semânticas.

Como superintendente da Escola Bíblica Dominical, já ouvi censuras de vários irmãos quanto ao nível de ensino que imprimo em minha igreja, tais como essas:

- O irmão está querendo ir longe de mais!
- O cristão que quer saber demais acaba se desviando.
- Irmão, esse mistério só pertence a Deus!
- O melhor que temos de fazer é ficar no feijão e arroz.

Tenho várias razões para rejeitar essas censuras:

Em primeiro lugar, se hoje temos já estabelecidas as doutrinas da Trindade, do pecado, da justificação, etc., devemos agradecer ao trabalho de homens como Irineu, Tertuliano, Clemente de Alexandria, Orígenes, Agostinho, Atanásio e outros, os quais, nos primeiros séculos da era cristã, envolveram-se em intensos debates teológicos e combateram hereges terríveis como Márcion e Ário. Os primeiros credos, que foram formulados e que acabaram cristalizando essas doutrinas, surgiram com resultado do trabalho teológico desses homens.

Em segundo lugar, quem poderá me dizer, com exatidão, qual é a linha divisória entre o conhecimento de Deus e o conhecimento do homem? Qual é o homem que poderá defini-la? Acho que é impossível estabelecer qual limite meu conhecimento não deve tentar ultrapassar. Sabemos que nunca poderemos conhecer totalmente o que Deus conhece, mas Ele nos deu uma natureza tal que somos sempre impelidos à frente, rumo ao conhecimento, rejeitando o leite espiritual e sempre em busca do alimento sólido. Alguns acham que o limite é conhecer apenas as doutrinas básicas da Bíblia. Rejeito esse limite e prossigo tentando alargar ao máximo a minha cosmovisão.

Em terceiro lugar, se eu estou na verdade, por que temer ter contato com outras literaturas, absorver outros conhecimentos, entender outras filosofias, até mesmo contrárias à fé cristã? A verdade não é para ser provada? Graças a Deus, quanto mais leio livros de filosofia, psicologia, ciências, teologia, religiões, etc., mas fortalecida fica a minha convicção de que Jesus Cristo é o caminho, A VERDADE, e a vida.

Em quarto lugar, creio que a maioria dos evangélicos estão dominados por esse cristianismo místico, utilitarista e hedonista, que atualmente permeia as igrejas, justamente porque lhes falta o devido conhecimento bíblico-teológico. Já dizia o profeta: "O meu povo foi destruído por falta de conhecimento". Essas crendices que se espalham no meio do povo de Deus, essa teologia da prosperidade medíocre que se prolifera, tem achado terreno fértil em nosso país por causa das mentes ignorantes. São os "analfabetos bíblicos" que se satisfazem com qualquer história da carochinha.

Sinceramente, creio que alguns irmãos nos censuram contra a aquisição de um conhecimento mais profundo com certa sinceridade de coração. Eles estão ingenuamente persuadidos de que o melhor a fazer é permanecer no básico. Já outros emitem essas censuras por outros motivos. São membros e obreiros preguiçosos que nunca deram o devido tempo aos estudos bíblicos e teológicos. Agora não querem que a sua ignorância seja desmascarada. Não querem passar pelo ridículo de não saber responder a uma pergunta feita por alguém que é décadas mais jovem. Então vêm com essa história de que é perigoso aprofundar-se no conhecimento.

Finalizando, quero dizer que é sempre bom haver um debate teológico maduro entre os cristãos. Como cresço espiritualmente quando encontro irmãos dispostos a passar um bom tempo conversando sobre as coisas do alto!

Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor.

Fonte: [ Blog do Cristiano Santana ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!