Caravanas para favelas.

.




Ao refletir nestas imagens tristes acima, fico pensando no quanto temos feito pouco para ajudar o nosso próximo. Muitas vezes gastamos o nosso dinheiro em coisas supérfluas, em algo que poderíamos abrir mão para contribuir de alguma forma e ajudar essas pessoas que precisam. Não tem como pensar em cristianismo verdadeiro e se esquecer da responsabilidade que temos em ajudar nossos irmãos em Cristo mais carentes (e olha que tem muitos na Igreja). Basta lembrar de algumas passagens que abordam a questão social (Pv 29:7 e 31:9, Mc 10:21, Lc 6:20, At 4:34-35, Rm 15:26, Gl 2:10, Tg 2:5 e 14-26). Quem ama o próximo verdadeiramente nunca deve se esquecer deste princípio Cristão.

Paralelamente, fico lembrando de um modismo que está virando "febre" no meio gospel nacional, um vício anual para alguns "pregadores" tupiniquins. Falo das famosas caravanas para Israel que ocorrem todos os anos, muitas delas organizadas por alguns dos principais "expoentes" do meio eclesiástico de nosso país. Caravanas caríssimas e confortáveis que, além dos hoteis de luxo e passeios turísticos com refeições fartas, ocorrem os mais esquisitos rituais místicos e fetichiosos, ministrados na sua maioria por neopentecostais. E ainda dizem que as viagens são feitas em cima de uma "direção profética".

São tantas as caravanas que eu até perdi a conta. Todas elas são organizadas anualmente para o "povo Cristão" visitar a terra santa. Para se ter uma idéia, uma viagem para Israel custa em média U$2.500,00 (R$5.500,00). Fora as despesas extras, principalmente quando acontece algum "evento gospel" em Israel.

Não tenho nada contra viagens turísticas para Israel com a intenção de conhecer a terra Bíblica, eu mesmo gostaria de um dia conhecer esta terra histórica. Porém transformar isso em uma rotina mística anual não tem sentido. Pior ainda se ocorrer esbanjamentos exagerados nos "prazeres" e esquecer de ajudar a quem precisa de verdade. Tem líderes que vão todos os anos para Israel como se fosse parte de um roteiro ritualístico "eclesiástico profético", como se Deus só respondesse as orações feitas no Monte Sinai, como se os (re)batismos nas águas Israelitas fossem algo primordial para os Cristãos (muitos se rebatizam nas águas quando visitam Israel), como se os objetos trazidos da terra santa fossem milagrosos.

Além de excursões turísticas, agora está na moda também organizar eventos evangélicos em Israel. Imaginem a fortuna que é despejada nestes "projetos proféticos"? (veja aqui). Um verdadeiro entretenimento go$pel. Tudo do bom e do melhor para aqueles que querem diversão, conveniência e conforto.

Agora pergunto: porque não fazem uma caravana para os países pobres do mundo? Ou então porque não enviam o dinheiro dessas caravanas e "eventos internacionais" para os missionários que estão no campo pelo mundo afora sofrendo e sendo perseguidos, precisando urgentemente de suprimentos para continuar a obra de evangelização e ação social nos países onde residem? Ou então porque não ajudam os pobres que vivem em condições de miséria aqui no Brasil?

Se todo esse esforço financeiro para viajar todos os anos e para fazer esses eventos "proféticos" em Israel fossem revertidos em arrecadação de alimentos ou de ajuda para os mais pobres, imaginem o quanto seria benéfico para as famílias pobres e carentes de nosso país e de outros países?

Não consigo entender como alguém pode gastar quase 6.000,00 Reais em uma viagem dessas e ignorar o próprio "quintal" de seu país onde há milhares de famílias e crianças passando fome! Como alguém que se diz "Cristão" pode morar em uma mansão milionária dentro de um condomínio fechado enquanto muitas crianças dormem na rua debaixo do frio e do perigo? Como alguém tem coragem de falar que Deus lhe fez "prosperar financeiramente" por causa da aquisição de um carro importado e bens materiais, sendo que existem famílias que não tem ao menos um teto para morar, nem comida para se alimentar? Aposto que vão falar que a pobreza vem do diabo... só se for por causa da "maligna" omissão de quem tem condições e obrigação de ajudar e não ajuda.

Precisamos repensar e refletir nas passagens Biblicas citadas nesta postagem e começar a organizar algumas "caravanas para favelas".



Autor: Ruy Marinho
Fonte: [ Bereianos ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!