Superstições evangélicas.

.

A tragédia de domingo passado, na matriz da igreja Renascer aqui em São Paulo, trouxe a tona uma característica marcante do evangélico: a supersticiosidade. Sim, por mais chocante que essa afirmação possa parecer, nós evangélicos dividimos e até mesmo ensinamos diversos ritos supersticiosos que impregnam a nossa maneira de agir e pensar.

Quantas vezes você já não viu alguém achando que teria um mês terrível porque não participou da ceia? Ou que seria castigado porque deixou a Bíblia cair no chão sobre o piso molhado? Ou que iria morrer em desgraça porque não teve condições de dar o dízimo? E quando acontece algum problema na vida alheia então? “Hmmm… é Deus castigando” ou “O diabo tá furioso!” são comentários corriqueiros.

E é exatamente nesse ponto que o incidente da Renascer deixou transparecer bem. As mensagens vindas da Renascer e de seus membros culpavam ao “diabo”, pois ele estaria “furioso com as obras da Renascer”. Enquanto os “anti-neo-pentecostalismo” chamavam o incidente de cobrança divina pelos supostos desvios financeiros que causaram a investigação policial sobre os fundadores da igreja apóstolica.

Esse tipo de questionamento é extremamente supersticioso; tetos caem em inúmeros lugares, basta para isso a construção estar avariada, antiga ou mal planejada. O diabo não ficou pulando em cima do teto para que ele caísse e nem tão pouco Deus afundou o teto para castigar o casal apostólico. Temos mania de dar tom sobrenatural às coisas! De culpar espíritos, demônios e capirotos por fatos simplesmente humanos. Deixemos de lado a supersticiosidade, o mistificar fatos, tentando empurrar culpas que muitas vezes são nossas.

Portanto, paremos de nos cegar com superstições que não nos levam a lugar nenhum; talvez assim poderemos enxergar o que realmente nos faz mal em nossas vidas.

Autor: René Vasconcelos
Fonte: [
http://.papodeteologo.gospelmais.com ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

Bem o que tenha a dizer sobre esse assunto é que se desprezamos a força satânica ficaremos kda dia mais fraca, se desprezamos a ira de Deus seremos tragados pelos nossos falsos pensamentos, só queria que vc desse ênfase ñ só no fato igreja renascer, mas tbm aos absurdos desvios de verbas feitas pela igreja católica que ate hoje ñ ouve um reporte ou colunista que ousasse falar sofre essa tragédia mundial, será que o silencio tbm é fruto de superstição. Em saber que será retalhado quem sabe ate excomungado...

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!